quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Unisc registra patente sobre tecnologia assistiva


tecnologia assistiva

Ainda este ano a universidade também registrou dois softwares
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), registrou neste ano de 2012 uma patente sobre tecnologia assistiva, que consiste em auxiliar preferencialmente pessoas portadoras de deficiência visual na identificação de produtos.
A finalidade dessa invenção é realizar a leitura do código de barras dos produtos através de uma câmera de captura de imagens, retornando através de áudio ao usuário dados como nome, fabricante, peso e, principalmente, o preço do produto em um determinado estabelecimento comercial. Segundo um dos autores da tecnologia, o professor do Departamento de Informática, Rolf Fredi Molz, a grande maioria das mercadorias comercializadas em supermercados no Brasil dá opção somente aos que possuem visão normal, fazendo com que isso possa acarretar em riscos quanto à identificação do produto para deficientes visuais. “Basta verificarmos, por exemplo, que um odorizador de ambiente e um inseticida possuem frascos praticamente idênticos, porém, com finalidades totalmente diferentes” explica. São ainda autores dessa tecnologia, Evandro Rodrigues, aluno do curso de Ciência da Computação, e Cristhian Evandro Sehnem, funcionário do Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC).

Ainda este ano a Unisc também registrou dois softwares. O primeiro, o Speed Pizza, permite que o usuário possa encomendar pizza de maneira prática, configurando-se como alternativa em relação ao método convencional, via ligação telefônica. Para isso, o usuário se utiliza do software, sendo executado em um telefone celular, smartphone ou tablet, tendo como inovação principal o uso de recurso de GPS para obter endereço de entrega do pedido. O segundo, o Riskstore, é um software destinado ao auxílio no gerenciamento de riscos em projetos. As principais funcionalidades do sistema estão relacionadas às simulações e à utilização da gestão de conhecimento atrelado ao gerenciamento de riscos.

Todas as tecnologias foram depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e estão disponíveis para licenciamentos. Os interessados devem entrar em contato com o NITT através do telefone (51) 3717-7516. O NITT é responsável dentro da Universidade pelos registros de marcas, patentes, softwares e desenhos industriais. Também vem atuando fortemente nos últimos anos em capacitação de recursos humanos nas áreas de Propriedade Intelectual e Inovação. Mais informações podem ser obtidas no site www.unisc.br/nitt.  
Matéria publicada no Jornal Gazeta do Sul - http://www.gaz.com.br/noticia/384004-unisc_registra_patente_sobre_tecnologia_assistiva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário