terça-feira, 25 de dezembro de 2012

RACISMO - ONU QUER COMBATER DISCRIMINAÇÃO NO MUNDO VIRTUAL


ONU investe no combate ao racismo no mundo virtual

Dos 7 bilhões de habitantes do planeta, 2,4 bilhões usam a internet

Rádio ONUEdgard Júnior

As Nações Unidas querem combater o racismo no mundo virtual. De acordo com um relatório da União Internacional das Telecomunicações, UIT, dos 7 bilhões de habitantes do planeta, 2,4 bilhões usam a internet.
Relatório do Escritório para os Direitos Humanos mostra que apesar de a internet ser uma ferramenta positiva, ela também pode ser usada por grupos radicais para espalhar mensagens de ódio e discriminação racial.
Segundo estudo preparado pelo relator especial do Escritório para os Direitos Humanos da ONU, Matuma Ruteere, a internet pode ser usada por grupos radicais para divulgar mensagens de racismo e ódio.
Tecnologia
Ruteere disse que com o avanço tecnológico, os websites extremistas continuam aumentando, não só em tamanho, mas também na capacidade tecnológica. Segundo o relator, esses grupos usam a internet para provocar violência racial, abusar de minorias e para recrutar novos membros.
Intimidação
Ruteere afirmou que a ONU está preocupada com a intimidação aberta feita por grupos radicais neonazistas pregando violência contra ativistas que combatem o racismo.
O relator reconheceu que é difícil aplicar leis e regulações contra conteúdos ilegais ou inapropriados, porque os países têm legislações diferentes para lidar com esse tipo de problema.
Recomendações
O relatório inclui várias recomendações para reduzir a influência de grupos extremistas na internet.
Ruteere alerta, porém, que os estados não devem adotar medidas que possam restringir o direito de liberdade de expressão de qualquer cidadão
FONTE - Radio ONU/JB http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/12/24/onu-investe-no-combate-ao-racismo-no-mundo-virtual/
LEIA TAMBÉM NO BLOG INFOATIVO.DEFNET - 

QUAL É A SUA RAÇA? - Nada a declarar...http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2010/11/imagem-publicada-uma-foto-em-preto-e.html


 INCLUSÃO, RACISMO E DIFERENÇA http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2011/05/inclusao-racismo-e-diferenca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário