quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CULTURA NEGRA: Minc lançou Editais para sua valorização


MinC realiza cinco editais voltados para a valorização da cultura negra

*imagem publicada mulheres negras vestidas com roupas alegres, de cor laranja, típicas do grupo Samba de Rodas Angola Bahia 

O Ministério da Cultura está realizando cinco editais voltados para a valorização da cultura afrodescendente. Apenas pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) são três editais abertos para criadores e escritores negros. Os editais fazem parte do projeto do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) de valorização e fomento de produtores, criadores e escritores negros e foram lançados como parte da celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, dia 20 de novembro.
Os objetivos dos editais da FBN são formar novos escritores, elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros e incentivar pontos de leitura de cultura negra em todo o país de forma a se estabelecer novo paradigma em todas as linguagens apoiadas pelo MinC, com a participação efetiva da população negra brasileira.
O Edital de Pontos de Leitura, cuja inscrição poderá ser feita até o dia 4 de janeiro, tem como objetivo selecionar 01 projeto para a implantação de 27 pontos de leitura e terá investimento total de R$ 3, 2 milhões. Os 27 Pontos de Leitura devem desenvolver atividades de mediação de leitura, criação literária, publicação, seleção de acervo e pesquisa que tratem de ações voltadas para a preservação da Cultura Negra e ações afirmativas de combate ao racismo no país.
Já o Edital de Apoio a Pesquisadores Negros, que tem inscrições abertas até o dia 20 de março de 2013, selecionará 23 projetos para concessão de bolsas, pelo período de 1 ano, propostos por pesquisadores e pesquisadoras negras. O edital tem como objetivo incentivar a produção de trabalhos originais, em território brasileiro, em qualquer uma das áreas e subáreas do conhecimento definidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
O Edital de Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros, que tem as inscrições abertas até 30 de abril,  busca a formação de parcerias para o desenvolvimento de projetos de coedição. O objetivo é o de produzir publicações de autores brasileiros negros, em meio impresso e/ou digital, com o propósito de divulgar, valorizar, apoiar e ampliar a cultura brasileira dos afrodescendentes.

Funarte
A Fundação Nacional de Artes, também em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), recebe inscrições, até 4 de janeiro, para o Prêmio Funarte de Arte Negra que selecionará 33 projetos nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória.
O objetivo do Prêmio, que tem valor total de R$ 4,3 milhões, é proporcionar aos produtores e artistas negros oportunidade de acesso a condições e meios de produção artística, conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Cultura (Lei 12.343/2010) e pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010).
Podem concorrer artistas, produtores culturais e instituições privadas (com ou sem fins lucrativos, de natureza artística e/ou cultural), desde que comprovem experiência no desenvolvimento de atividades artísticas que conservam elementos das culturas de matriz africana e/ou realização de trabalhos com temas ligados à experiência social e política da população negra dentro e fora do Brasil.

Secretaria do Audiovisual
A Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura também está com inscrições abertas até 7 de janeiro de 2013, o  Edital de Apoio para Curta-Metragem – Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual . O edital fomentará a produção de até 6 (seis) obras audiovisuais de curta-metragem, de 10 (dez) a 15 (quinze) minutos, dirigidos ou produzidos por jovens negros, de 18 a 29 anos, pessoa física, com temática livre, podendo ser ficção ou documentário, com a possibilidade de utilização de técnicas de animação.

(Redação: Heli Espíndola, Comunicação/SCDC) FONTE http://www.cultura.gov.br/culturaviva/minc-realiza-cinco-editais-voltados-para-a-valorizacao-da-cultura-negra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário