Campo Grande é destaque nacional pelas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) para a implementação da educação inclusiva no ano de 2012. A capital sul-mato-grossense será uma das cidades premiadas pelo Projeto “Compromissos da Gestão Pública com a Educação Inclusiva” promovido pelo Instituto Rodrigo Mendes (ONG) em parceria com o Ministério da Educação. Além do reconhecimento público nacional, entre os prêmios concedidos estão 30 livros técnicos e a publicação do trabalho premiado em livro pela Editora Summus.
(Imagem publicada - uma criança em cadeira de rodas que utiliza uma prancha inclinada para facilitar seu aprendizado)
O projeto faz parte da plataforma web diversa (www.diversa.org.br), criada em 2011 pelo Instituto Rodrigo Mendes em parceria com o MEC. Com objetivo de dar visibilidade a práticas de educação inclusiva que já estejam sendo desenvolvidas e transformá-las em fonte de referências, por meio de estudos de caso, vídeos e relatos de experiências. O projeto, que obteve participação inicial de 55 municípios (Secretarias Municipais de Educação), selecionou cinco para serem premiados, entre eles Campo Grande.
Para alcançar este resultado, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande por meio da Divisão de Educação Especial passou por uma avaliação acerca de todos os compromissos assumidos, sendo avaliada nos critérios: relevância dos compromissos, quantidade e implementação das ações. Entre os itens considerados destacaram-se ações para a promoção de acessibilidade, formação de professores, permanência e qualidade de ensino, autonomia para definir a quantidade de compromissos, investimento na proximidade com as famílias por meio de compartilhamento de informações em seminários e cartilhas.
De acordo com o secretário Municipal de Educação, Volmar Vicente Filippin a premiação representa o compromisso da atual administração com a inclusão na educação. “O prefeito Nelson Trad Filho nos deu a autonomia e a liberdade de desenvolver os trabalhos e o resultado disso é o comprometimento com a inclusão no educação, o que representa que toda família que procura a rede municipal é atendida”, salienta. Ele ressalta que o número de alunos especiais triplicou na rede municipal. Em 2005, eram 439 e somente uma sala de recurso multifuncional. Atualmente, a Rede Municipal de Educação (Reme) atende uma demanda de 1.800 alunos especiais que utilizam 58 salas de recursos.
O reconhecimento vem do esforço de manter as salas multifuncionais, os núcleos pedagógicos entre eles o Núcleo de apoio pedagógico ao aluno com surdez, os núcleos de deficiência física e Paralisia cerebral, o Núcleo Municipal de Apoio Psicopedagógico, o Núcleo de produção braille e tipos ampliados e o Núcleo de Apoio aos Centros de Educação Infantil.
Para atender os alunos, a Reme disponibiliza os Serviços de Apoio Pedagógico Especializado que se caracterizam pelos recursos humanos e materiais. Nas unidades escolares são 50 intérpretes de libras, 147 professores auxiliares, 90 estagiários do curso de Pedagogia e ainda assistentes de Inclusão Escolar que atuam no desenvolvimento de atividades auxiliares de caráter socioeducacionais.
Conheça os Núcleos de Apoio
- Núcleo de apoio pedagógico ao aluno com surdez (Naps) – objetivo é garantir o apoio pedagógico ao educando com surdez, de forma mais adequada possível às necessidades lingüísticas, educacionais e culturais. Acompanhamento dos alunos, orientação aos familiares e professores regentes tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
- Núcleo de deficiência física (DF) e paralisia cerebral (PC) - formado por equipe multi e interdisciplinar composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, com finalidade de minorar as dificuldades encontradas por estes alunos e também pelos profissionais de educação, promovendo a interação no meio escolar, facilitando o processo de ensino e aprendizagem e, por fim, a inclusão.
- Núcleo de Produção Braille e tipos ampliados (NPBTA), constitui-se em um Centro de Referência da Reme na área da deficiência visual com equipamentos, tecnologias e recursos humanos especializados. É resultado do trabalho em conjunto entre a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC), do projeto CAP - Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual em parceria com a Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais (Abedev) e Prefeitura.
- Núcleo Municipal de Apoio Psicopedagógico (Numaps) - organizados em pólos sediados nas unidades escolares para subsidiar o atendimento educacional especializado acompanhado de forma sistemática e dinâmica, implementando orientações de apoio preventivo e interventivo.
- Núcleo de Apoio aos Centros de Educação Infantil - realiza atendimento especializado e orientações pedagógicas.
- Núcleo de Educação Profissional Inclusiva (DEE) - é o mediador de inserção da pessoa com deficiência não limitante ao mercado de trabalho.
FONTE - A CRÍTICA - Campo Grande MS
http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=78428
Leiam meus textos sobre EDUCAÇÃO INCLUSIVA no blog:
A INCLUSÃO ESCOLAR AINDA USA FRALDAS? http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2010/07/inclusao-escolar-ainda-usa-fraldas.html
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