sábado, 23 de fevereiro de 2013

DEFICIÊNCIAS AUDITIVAS/TECNOLOGIAS - Dispositivo sem fio pode auxiliar nas salas de aula

Frequência modulada melhora percepção dos sons



(Imagem - foto colorida de uma criança com implante auditivo e apontando o microfone que ajuda a compreensão da voz, por meio de emissão em FM - fotografia da pesquisadora)
Crianças com aparelhos de amplificação sonora individual ou implantes cocleares podem melhorar a percepção e compreensão dos sons por meio de um dispositivo sem fio via frequência modulada (FM), testado em pesquisa da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Os experimentos realizados pela fonoaudióloga Michelle Queiroz mostraram que o sistema facilita a compreensão da voz mesmo quando a fonte está distante e há ruídos mais intensos no ambiente. O dispositivo pode ser utilizado em salas de aula para auxiliar no acompanhamento da fala dos professores e, portanto favorecer a aprendizagem.
As pessoas com deficiência auditiva possuem maior dificuldade de inteligibilidade da fala, especialmente em ambientes ruidosos , ou seja, têm dificuldade de separar o som que querem dar atenção do ruído de fundo. “Quanto mais distante estiver a fonte emissora, menor é a intensidade do som, dificultando ainda mais a percepção”, afirma Michelle.
O dispositivo funciona como um microfone sem fio. A fala é captada e enviada por meio de sinais de FM para um receptor conectado no aparelho de amplificação sonora individual ou implante coclear. O receptor por sua vez encaminha o sinal para o aparelho ou implante. “Com o sistema, por exemplo, um professor pode caminhar pela sala de aula e o aluno ouve a sua voz com boa intensidade sonora, como se o professor estivesse sempre ao seu lado”, acrescenta a fonoaudióloga.
Crianças com aparelhos de amplificação sonora individual ou implantes cocleares podem melhorar a percepção e compreensão dos sons por meio de um dispositivo sem fio via frequência modulada (FM), testado em pesquisa da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Os experimentos realizados pela fonoaudióloga Michelle Queiroz mostraram que o sistema facilita a compreensão da voz mesmo quando a fonte está distante e há ruídos mais intensos no ambiente. O dispositivo pode ser utilizado em salas de aula para auxiliar no acompanhamento da fala dos professores e, portanto favorecer a aprendizagem.
As pessoas com deficiência auditiva possuem maior dificuldade de inteligibilidade da fala, especialmente em ambientes ruidosos , ou seja, têm dificuldade de separar o som que querem dar atenção do ruído de fundo. “Quanto mais distante estiver a fonte emissora, menor é a intensidade do som, dificultando ainda mais a percepção”, afirma Michelle.
O dispositivo funciona como um microfone sem fio. A fala é captada e enviada por meio de sinais de FM para um receptor conectado no aparelho de amplificação sonora individual ou implante coclear. O receptor por sua vez encaminha o sinal para o aparelho ou implante. “Com o sistema, por exemplo, um professor pode caminhar pela sala de aula e o aluno ouve a sua voz com boa intensidade sonora, como se o professor estivesse sempre ao seu lado”, acrescenta a fonoaudióloga.
FONTE - http://www.usp.br/agen/?p=128206

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