quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

ALZHEIMER - Efeito benéfico de betabloqueadores


Remédio para pressão alta pode ajudar a evitar Alzheimer

Pesquisa concluiu que os betabloqueadores, classe de medicamentos para controlar a pressão, reduzem o risco de lesões no cérebro associadas à doença

Remédio para pressão alta pode ajudar a evitar Alzheimer
(IMAGEM - a foto colorida de um cérebro humano e suas circunvoluções normais, com o título da matéria aplicado sobre ele)
Pessoas que fazem uso de um medicamento que ajuda a regular a pressão sanguínea podem estar mais protegidas contra a doença de Alzheimer, concluiu um estudo do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde do Pacífico, nos Estados Unidos.
  
 De acordo com a pesquisa, os betabloqueadores, classe remédios prescritos para regular a pressão arterial de pacientes com problemas cardíacos, reduz o risco de uma pessoa apresentar alterações no cérebro que podem indicar a presença da demência. Os resultados do trabalho foram divulgados nesta segunda-feira pela Academia Americana de Neurologia e serão apresentados em março, quando acontecerá o encontro anual da entidade.
  
Participaram do estudo 774 homens idosos. Os pesquisadores avaliaram a saúde dos indivíduos e, quando eles morreram, realizaram uma autópsia nos participantes.
  
 Dos homens selecionados para o trabalho, 610 tinham pressão arterial elevada ou estavam sendo tratados com medicamentos para controlar o problema, sendo que 15% desses idosos recebiam apenas betabloqueadores, 18% recebiam esse remédio junto a outro tipo de droga contra hipertensão; e o restante, recebia outros medicamentos contra a condição.
   
Na autópsia, os pesquisadores avaliaram a presença de lesões no cérebro dos participantes que são comuns entre pessoas que têm a doença de Alzheimer. Segundo os resultados, qualquer tipo de tratamento para pressão alta é melhor do que nenhum para a redução do risco dessas lesões. No entanto, tratamentos que incluem os betabloqueadores, especialmente aqueles que envolvem apenas esse tipo de droga, são os mais eficazes na diminuição dessas chances, mostrou o estudo. Esse tratamento também foi associado a um risco menor de encolhimento do cérebro, problema que tem relação com piores quadros da doença.
  
“Como o número de pessoas com a doença de Alzheimer tende a crescer significativamente com o envelhecimento da população, é cada vez mais importante identificar fatores que podem retardar ou prevenir o surgimento dessa doença”, diz Lon White, coordenador da pesquisa. “Os nossos resultados são animadores, especialmente pelo fato de que os betabloqueadores são medicamentos comuns no tratamento contra pressão alta.”
FONTE- http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=261371&codDep=8

Nenhum comentário:

Postar um comentário