quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SÍNDROME DE DOWN/BIOÉTICA - Grávidas brasileiras têm exame para alterações cromossômicas

Exame de sangue que vê síndrome de Down em feto chega ao Brasil

Técnica americana serve para detectar outras 5 alterações cromossômicas.
Teste pode ser feito a partir da nona semana de gravidez e sai em 15 dias
.

Luna D'AlamaDo G1, em São Paulo

Um exame de sangue destinado a mulheres grávidas para detectar anomalias nos cromossomos do feto começa a ser oferecido no Brasil. 
O teste, que será analisado nos EUA, pode ser feito a partir da nona semana de gestação e serve para identificar síndromes como Down, Klinefelter, Turner, Edwards, Patau e triplo X.
O resultado sai após uma comparação das cópias dos cromossomos do feto, da mãe e, em alguns casos, do pai. Cerca de 5% do DNA do feto circulando no sangue da mulher já é suficiente para observar possíveis alterações.
Segundo o obstetra Eduardo Cordioli, coordenador da maternidade do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, há 30 anos os casais já podem saber se seus filhos têm algum problema genético, por meio de um exame de ultrassom ou da coleta de líquido amniótico por meio de uma agulha na barriga da mãe. O problema é que esse procedimento é feito apenas a partir do quarto mês de gestação, é mais invasivo e tem 0,5% de chance de aborto – o que não acontece no novo teste.
"É como se fosse um hemograma simples e não tem nenhum risco. Quanto mais cedo os pais tiverem uma notícia assim, mais tempo têm para se preparar, mudar de planos, informar-se, conhecer associações e crianças na mesma situação. É melhor saber antes do que ter uma surpresa", destaca o médico.
De acordo com ele, todo diagnóstico precoce facilita um eventual tratamento. Por isso, quanto mais cedo o obstetra souber que o bebê tem síndrome de Down ou outra anomalia cromossômica, pode acompanhar o desenvolvimento dessas alterações, planejar o nascimento e avisar o pediatra que cuidará da criança.
O Albert Einstein ainda está analisando laboratórios americanos para escolher aquele que fará os exames, que devem começar a ser oferecidos em breve, ainda no primeiro semestre. O laboratório Fleury, com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, também deve ter os testes nos próximos meses.
Ainda não se sabe quanto o exame vai custar nesses locais, mas o Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO) fechou uma parceria com o laboratório americano Natera e vai colocar o serviço à disposição por R$ 3.500. Para ter mais precisão, o teste pode ser feito com uma amostra adicional da mucosa interna da bochecha do pai.
  •  
RISCO DE ANOMALIAS GENÉTICAS NA GRAVIDEZ
Idade da mãeRisco de síndrome de DownRisco total de anomalias cromossômicas
201/1.6671/526
251/1.2501/476
301/9521/385
351/3781/192
401/1061/66
491/111/8
Fonte: Practice and Principles, Creasy and Resnick, eds. W.B. Saunders, Philadelphia 1994:71
Segundo o obstetra e diretor do IPGO, Arnaldo Cambiaghi, o resultado sai em 15 dias e há apenas quatro casos em que a mulher não deve fazer o exame: quando for gravidez de gêmeos ou mais, quando a mãe tiver usado óvulo de uma doadora, já tiver feito transplante de medula óssea ou for obesa (acima de 120 kg). Nos três primeiros casos, isso ocorre porque há um número maior de DNAs no sangue, o que dificulta a análise. Já em pacientes obesas, a quantidade de DNA livre no sangue diminui, o que também prejudica o diagnóstico.
Entre os fatores de risco que favorecem uma alteração cromossômica na gestação, estão a idade avançada da mãe, principalmente após os 35 anos, e histórico familiar de problemas genéticos.
Exame não estimula aborto
Cambiaghi diz que o novo método não pretende estimular o aborto, mas deixar os casais mais tranquilos ou preparados emocionalmente em caso de resultado positivo. Se o feto tiver algum problema cromossômico, os pais também já podem começar a procurar serviços especializados.
"Nas síndromes de Patau e Edwards, que são mais graves e comuns – o bebê nasce vivo, ao contrário de outras doenças, em que morre naturalmente –, é possível pedir autorização judicial para o aborto. Mas a decisão fica a critério do juiz", explica o médico.
No Brasil, o aborto é proibido exceto em casos de anencefalia (feto sem cérebro), estupro e risco de vida para a mãe.
Segundo Cordioli, as síndromes de Patau e Edwards são incompatíveis com a vida, o que não acontece no Down. O obstetra do Albert Einstein também diz que o risco de ter um segundo filho com alterações genéticas vai depender da idade e das características da mãe, do tipo de problema e de outros fatores. E não se devem fazer exames cromossômicos antes da gravidez, por ser “desnecessário”, na opinião do médico.
"O mais importante é a mãe ter uma vida saudável, com bons hábitos", ressalta. 
LEIA TAMBÉM SOBRE O TEMA NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET

SINDROME DE DOWN E REJEIÇÃO: UM CORPO ESTRANHO ENTRE NÓS? http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2011/10/sindrome-de-down-e-rejeicao-um-corpo.html


A PAGAR-SE UMA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2010/09/pagar-se-uma-pessoa-com-sindrome-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário