terça-feira, 22 de janeiro de 2013

CÂNCER - Instagram e Lego são transformados em terapia por fotógrafo

Americano usa Lego como terapia contra câncer na série Brickstagramo
Jason Pike, de 30 anos, mora em Chicago e achou uma maneira bem divertida de aliar seu amor pela fotografia aos famosos brinquedos Lego. Pike é o responsável pela conta noInstagram "Brickstagram" e pelo Tumblr de mesmo nome, recheados de fotografias inusitadas. A página tem sido usada como uma forma de terapia para o fotógrafo, que foi diagnosticado com câncer de garganta em abril do último ano.
"Punk não está morto". Foto do Brickstagram (Divulgação|Brickstagram)"Punk não está morto" é uma das fotos do projeto Brickstagram (Foto: Jason Pike)
Embora o hobby tenha surgido antes, a página só foi ao ar em dezembro de 2012 e, desde então, o americano tem postado fotos dos seus bonequinhos, como os soldados imperiais Stormtroopers da série de filmes Star Wars, o vilão Darth Vader e até um bonequinho fazendo meditação, posando diante da estátua de Buda.
“Eu fui diagnosticado em 18 de abril com sarcoma sinovial bem acima da minha corda vocal direita. É um lugar estranho para esse tipo de sarcoma, porque esse tipo de câncer normalmente cresce no tecido conjuntivo, como os joelhos e as articulações. Mesmo assim, eu tive muita sorte de ter descoberto o câncer logo, com uma equipe cirúrgica que cuidou de mim, resultando em apenas algumas cicatrizes muito pequenas”, explicou Pike sobre sua doença. Encarar um tratamento desses não é fácil e os primeiros dias, segundo Jason, foram os piores. 
Bonequinho simulando um monstro entre pílulas (Divulgação|Brickstagram)Bonequinho simulando um monstro entre pílulas (Foto: Jason Pike)
Foi neste momento que surgiu sua ideia de fazer uma página no Tumblr utilizando fotos do Instagram. “Eu estava sozinho no hospital em uma noite, incapaz de falar ou de comer, entediado e deprimido. Foi então que eu peguei meu celular com câmera e tirei a minha foto com minha coleção particular de Lego”, explicou. A brincadeira dele não parou por aí. Depois da primeira foto tirada, amigos começaram a levar brinquedos para que ele se distraísse durante a internação.
“As pessoas começaram a me trazer Legos no hospital e em casa, enquanto eu estava em tratamento, para me animar e me faz sorrir. Brincar com eles foi como uma terapia. Fez com que eu parasse de me preocupar com o câncer, ou com a minha saúde, minha família, minhas finanças e apenas brincar”, acrescentou Jason. Literalmente, um gosto infantil se tornou sua melhor companhia durante esse tratamento pesado. Segundo o próprio, foi um modo de “manter a sanidade em tempos de insanidade”, de “falar sem ter voz”.
Hoje, Jason já está recuperado de seu câncer. “Estou desfrutando de uma dieta vegetariana e um estilo de vida mais saudável. No meu último exame, em novembro, as células cancerosas não foram mais encontradas”
E o Brickstagram? Pike não posta sobre seu tratamento, mas montagens com conceitos engraçados ou tirados de filmes famosos. O blog também brinca com roqueiros, integrantes do movimento hippie e figuras do mundo pop. Os Legos ajudaram Jason na luta contra o seu câncer, dando um alívio em uma época que nada parecia acalmá-lo.
FONTE - http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2013/01/americano-usa-lego-como-terapia-contra-cancer-na-serie-brickstagram.html
LEIAM TAMBÉM SOBRE O TEMA NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET - 

EU, VOCÊ, NÓS E O CÂNCER. http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2012/07/eu-voce-nos-e-o-cancer.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário