domingo, 13 de janeiro de 2013

BIOÉTICA - Gêmeos Surdos belgas solicitaram Eutanásia

Gémeos surdos e quase cegos submetidos a eutanásia


por Sofia Fonseca/AFP
Os dois irmãos gémeos belgas surdos que estavam praticamente cegos recorreram à lei da eutanásia para morrer. Nenhum estava com uma doença terminal.

Os gémeos, que partilharam um quarto a vida inteira, recorreram aos médicos, que os ajudaram a morrer, apesar de estes não sofrerem de nenhuma doença terminal.
Com 45 anos, estes irmãos gémeos nasceram surdos e nos últimos anos começaram a perder a visão, tendo feito um pacto para morrer, o que aconteceu a 14 de dezembro, segundo noticiou o jornal Het Laatste Nieuws.

O caso fez ressurgir a discussão sobre a lei. Os socialistas propuseram uma mudança na lei para que os menores e os doentes de Alzeimer também pudessem recorrer à eutanásia.
A Bélgica foi o segundo país do Mundo, depois da Holanda, a legalizar a eutanásia, mas a lei, em vigor desde 2002, só se aplica a pessoas com mais de 18 anos. Só pode ser praticada se o próprio doente exprimir o seu desejo de morrer ao médico e este atestar que o seu grau de sofrimento é insuportável.  
Os gémeos não sofriam de nenhuma doença terminal, nem de dor física, mas os médicos, mesmo assim, responderam positivamente ao seu desejo.
De acordo com dados oficiais, 1133 pessoas, sobretudo doentes com cancer em fase terminal, recorreram à lei em 2011, na Bélgica.
Na Holanda foi aplicada pela primeira vez em 2011, num doente com Alzheimer em estado avançado.
FONTE - Diário de Notícias - PT - http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2990150&seccao=Europa&page=-1

LEIAM TAMBÉM SOBRE O TEMA NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET- 

EUGENIA – Como realizar a castração e esterilização de mulheres e homens com deficiência? http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2013/01/eugenia-como-realizar-castracao-e.html



A DONA MORTE É GLOBAL, MAS NOSSO TESTAMENTO PODE SER VITAL.http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2012/09/a-dona-morte-e-global-mas-nosso.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário