sexta-feira, 29 de março de 2013

DOENÇA MENTAL/SEGREGAÇÃO - Reclusão forçada de homem em Codó é criticada por psiquiatra

Psiquiatra critica reclusão de homem com deficiência mental em Codó 

(atenção - Deficiências intelectuais não são transtornos mentais, e encarceramento não é tratamento)

João Barbosa tem 28 anos e é mantido em um casebre de madeira.
Especialista afirma que situação pode agravar quadro agressivo da vítima.


O psiquiatra Ruy Palhano analisou as imagens do homem que tem problemas mentais e vive preso num pequeno casebre, em Codó. João Barbosa tem 28 anos e essa foi a única solução encontrada pela família para controlá-lo.
O especialista garante que a situação é grave e contraria todas as determinações do Programa de Saúde Mental, adotado pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, mantido nesta situação, João pode sofrer novos surtos. Além disso, a readaptação ao convívio social pode se tornar mais difícil.
“Ele se encontra em situação absolutamente deplorável, no ponto de vista da segurança dele, da família. Veja que a própria população está assustada com a possibilidade dele cometer um crime, mas, na realidade, esse condição na qual ele está hoje o leva a ter um comportamento mais violento”, explica.
O único cuidado que João recebe é do padrasto, de 75 anos. O comportamento agressivo dificulta o tratamento.
Hoje, no Maranhão, existem cerca de 40 Centros de Atenção Psicossocial, os chamados Cap’s, mas o número não é suficiente para atender a toda a demanda do estado.
Mas de acordo com o psiquiatra, a rede de saúde mental não funciona no país. Segundo ele, no Maranhão, não existe um hospital psiquiátrico público nos moldes do tratamento proposto pelo Ministério da Saúde. Ele diz que agindo de forma isolada, os Cap’s não atingem um resultado satisfatório.
LEIA TAMBÉM SOBRE OUTROS CASOS ANTERIORES NO MEU BLOG INFOATIVO,DEFNET -  

O MELHOR É A JAULA OU O GALINHEIRO? Deficientes intelectuais e o seu encarceramento http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2011/05/o-melhor-e-jaula-ou-o-galinheiro.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário