Lançamento da obra acontece nesta sexta (3), na Faculdade Santa Helena.
Bruno Fernandes, de 21 anos, escreveu o capítulo do livro sobre ele próprio.
Histórias de pessoas com síndrome de Down inspiraram o professor universitário Leonardo Gontijo a organizar o livro "Quer saber? Eu vou contar”, que será lançado nesta sexta-feira (3) no Recife. A obra traz 54 depoimentos de especialistas, parentes e amigos de pessoas com Down do Brasil e de Portugal. O lançamento acontece na biblioteca da Faculdade Santa Helena, no bairro da Madalena, às 10h desta sexta (3). O caso do pernambucano Bruno Ribeiro Fernandes, de 21 anos, é contado ao longo de um capítulo do livro.
Universitário, escritor, fotógrafo, dançarino, é assim que o jovem com Down ocupa seus dias e prova à sociedade que é um cidadão comum, sem dar espaço ao preconceito. Mas o início foi difícil para a família de Bruno. Os pais descobriram que ele tinha a síndrome poucas horas depois do nascimento dele.
”O primeiro momento é um susto, mas depois a gente corre atrás, a gente busca os diversos caminhos, como estimulação precoce, tratamento fisiológico, fisioterápico, ecoterapia, todos esses caminhos são percorridos. Depois, entra na escola inclusiva”, explicou a mãe de Bruno, Helena Guimarães.
Ao nascer, os médicos disseram que Bruno não passaria dos cinco anos de idade. Mas à medida que ele foi crescendo, a capacidade de se comunicar só evoluía. Hoje ele cursa o terceiro período do curso de Turismo. Tanta determinação que a coordenadora da graduação, Annara Perboire, já imagina como será o futuro do aluno. “A gente se apaixona por ele, pela forma como ele lida com a gente, isso é essencial na atividade turística”, disse.
Bruno é um dos homenageados no livro de Leonardo Gontijo. Mas a história dele foi contada de forma diferente. A facilidade de ler e escrever o ajudou e ele mesmo pôde transmitir por meio das letras tudo o que viveu. “No começo eu não sabia o que dizer, mas fui me soltando e [as palavras] saíram com mais facilidade, de acordo com o que eu sentia”, explicou Bruno.
LEIA TAMBÉM A MATÉRIA - PARA BRUNO, DOWN NÃO É BARREIRA http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/05/03/interna_vidaurbana,437339/para-bruno-down-nao-e-barreira.shtml
E LEIAM OS MEUS TEXTOS SOBRE SÍNDROME DE DOWN NO BLOG INFOATIVO.DEFNET -
Nenhum comentário:
Postar um comentário