(imagem - o símbolo da campanha do mês de Conscientização sobre Alzheimer, da ABRAz, Associação Brasileira de Alzheimer, com o lema: EU NÃO ESQUEÇO, representado por uma mão que tem um laço de cor roxa amarrado no dedo indicador, traduzindo a questão da memória que é um dos sintomas do quadro demencial)
Apenas 8 países em todo o mundo têm um plano de atuação para as Demências. A Organização Mundial da Saúde pede aos governos de todo o mundo para desenvolverem um Plano Nacional para as Demências com soluções e abordagens que impulsionem o diagnóstico precoce, sensibilizem a opinião pública sobre a doença, reduzam o estigma e proporcionem um melhor atendimento e mais apoio aos cuidadores.
O número de casos diagnosticados de demência irá triplicar até 2050, mas a realidade continua a ser ignorada.
Em todo o mundo, cerca de 35,6 milhões de pessoas vivem com demência. Este número deverá duplicar até 2030 (65,7 milhões) e mais que triplicar em 2050 (115,4 milhões). A demência afeta pessoas em todos os países, com mais de metade dos casos (58%) em países desenvolvidos. Em 2050, este número é suscetível de aumentar para mais de 70%.
Cuidar de pessoas com demência tem um custo atualmente de mais de 604 mil milhões de dólares por ano, incluindo aprestação de cuidados de saúde e serviços sociais, assim como a redução ou perda de rendimentos das pessoas com demência e dos seus cuidadores.
FONTE - http://alzheimerportugal.org/pt/text-0-9-42-45-demencia-uma-prioridade-de-saude-publica
Acesse o Relatório da OMS no link - DEMENTIA - A PUBLIC HEALTH PRIORITY http://whqlibdoc.who.int/publications/2012/9789241564458_eng.pdf (em INGLÊS e PDF)
INFORMAÇÕES IMPORTANTES ACESSAR A ABRAz Associação Brasileira de Alzheimer - http://abraz.org.br/
LEIA TAMBÉM NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET -
Nenhum comentário:
Postar um comentário