terça-feira, 18 de junho de 2013

ORGULHO AUTISTA/ ONGS - Conheçam a Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba

Sorocaba, SP, é referência no tratamento de autismo

Associação auxilia no diagnóstico e tratamento do distúrbio.
Nesta terça-feira (18) é comemorado o Dia do Orgulho Autista.


Nesta terça-feira (18) é comemorado o Dia do Orgulho Autista. A data serve para conscientizar sobre a síndrome e sobre os tratamentos para os portadores do autismo, um distúrbio que afeta a comunicação e o comportamento. Em Sorocaba (SP), existe uma associação de pais de autistas.
A Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (Amas) foi fundada em 1994, com o objetivo de auxiliar no diagnóstico, tratamento e assistência para pessoas que têm a síndrome. Entre as 40 cidades da região, Sorocaba é a pioneira no tratamento especializado do autismo.
A Amas atende jovens e adultos com idade entre 14 e 40 anos de idade em período integral. Além dos atendimentos educacionais, os alunos contam com uma equipe terapêutica, alimentação e transporte.
Segundo a psiquiatra infantil Cláudia Gomes Antila, o diagnóstico do autismo é complexo e demorado. “Há alguns sintomas característicos como atraso da linguagem, dificuldade do contato visual e comportamento agitado”, explica.
Ainda de acordo com a psiquiatra infantil, o autismo não tem cura, mas o diagnóstico precoce e o tratamento correto podem melhorar o desenvolvimento do paciente. “O tratamento é multidisciplinar e às vezes há a necessidade do uso de medicamento para o controle do comportamento".  (Informa o DefNet que há muitos avanços no campo das terapias e tratamentos para pessoas vivendo com os Autismos ou Transtornos do Espectro Autista, além do uso de medicamentos da psicofarmacologia)
A Amas fica na Rua Nova Odessa, 201, no Jardim Vera Cruz. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3217-8074, ou pelo site http://www.amas.com.br/
LEIA MAIS SOBRE OS AUTISMOS NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET

AUTISMO – TODOS PODEMOS SER/NOS TORNAR UM POUCO AZUIS? http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2013/04/autismo-todos-podemos-sernos-tornar-um.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário