domingo, 9 de junho de 2013

AUTISMO/GAMES - Em Portugal foi criado um jogo para ensinar crianças autistas a reconhecer emoções

Cientistas portugueses criam jogo para ajudar crianças autistas (vídeo)

O jogo visa ser uma ferramenta terapêutica para ensinar crianças autistas a reconhecer as emoções transmitidas pelas expressões faciais de um modo divertido e sem indução de stress.
Cientistas portugueses criam jogo para ajudar crianças autistas (vídeo)
*(IMAGEM - Reprodução da matéria do avatar que é usado no game e que irá responder às crianças com autismo para o reconhecimento facial de emoções, com um menino desenhado com uma imagem ao lado escrito Feliz, abaixo os logos das empresas e instituições universitárias envolvidas no projeto e criação do game)

O jogo de vídeo, chamado LIFEisGAME, foi desenvolvido com base em nova tecnologia a três dimensões e pretende ajudar as crianças com autismo a reconhecer emoções (ver vídeo de demonstração).

Em declarações à TSF, Verónica Orvalho, especialista argentina radicada em Portugal que lidera a equipa de investigadores da Universidade do Porto, explica que a ideia é que as crianças consigam aprender de um modo divertido e sem indução de stress a reconhecer as emoções transmitidas pelas expressões faciais.

O projeto da equipa multidisciplinar de investigadores em Ciências de Computadores e Ciências da Saúde da Universidade do Porto demorou três anos a ser desenvolvido.

Contou com o contributo de especialistas da Faculdade de Psicologia e de associações como a Criar, que ajudaram a equipa de investigadores a desenvolver esta tecnologia.

O protótipo do novo jogo representa um investimento superior a 230 mil euros, foi apoiado por várias instituições desde a Universidade do Porto, mas também pela Universidade do Texas e da Microsoft.

O jogo de vídeo conta já com 170 interessados em conhecer esta nova ferramenta de trabalho, que vai ser apresentada na próxima terça-feira no auditório da Faculdade de Ciências do Porto.

LEIAM MAIS SOBRE AUTISMOS NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET - 

O AUTISMO NÃO É APENAS UMA DOENÇA http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2012/06/o-autismo-nao-e-apenas-uma-doenca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário