sábado, 7 de fevereiro de 2015

EPILEPSIA/TECNOLOGIAS - Criado no Japão um App que avisa sobre crise convulsiva

CIENTISTAS JAPONESES DESENVOLVEM APP QUE AVISA QUANDO O USUÁRIO TERÁ ATAQUE EPILÉPTICO

(imagem da matéria - uma pessoa segura com as mãos um smarthphone à esquerda e um pequeno aparelho à direita, que é o sensor que detecta e avisa sobre a iminência de uma crise convulsiva)
Pesquisadores japoneses desenvolveram um novo sistema para auxiliar as pessoas que sofrem de epilepsia. O intuito do aplicativo é avisar a estes usuários quando eles estiverem próximos de ter uma convulsão.
O aparelho, que funciona em conjunto com o aplicativo, utiliza um sensor que é colocado próximo do coração ou da clavícula, que detecta quando elas estiverem prestes a ter uma convulsão.
Um novo aparelho desenvolvido por pesquisadores japoneses pode avisar pessoas que sofrem de epilepsia quando elas estiverem prestes a ter uma convulsão. Nestes casos, o sensor envia uma alerta para o smartphone com 30 segundos de antecedência antes da convulsão, tempo suficiente para que a pessoa se prepare e evite que ferimentos aconteçam.
O aplicativo foi desenvolvido por cientistas das universidades de Kyoto e Tóquio, e testado com êxito em 60 pacientes locais. Ele ainda não está disponível para download e nem mesmo para uso livre, pois precisa passar por regulamentações. No entanto, os especialistas esperam que o mesmo esteja apto para uso em até cinco anos.
O custo do sistema completo seria de US$ 100, ou o equivalente a cerca de R$ 276 reais em conversão direta e livre dos impostos nacionais.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 50 milhões de pessoas sofrem de epilepsia ao redor do mundo. Deste número, cerca de 30% das pessoas não tem controle sobre suas convulsões.
FONTE - http://www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n49469/app-ajuda-pessoas-com-epilepsia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário