terça-feira, 30 de outubro de 2018

AUTISMO&FAKENEWS - Afirmação que vacina causa autismo é falsa *(USP)

Afirmação que vacina causa autismo é falsa

(imagem publicada - da matéria - uma seringa e um frasco de vacina, com uma pessoa usando luvas apropriadas, foto de Osnei Restio- Prefeitura de Nova Odessa)
No primeiro boletim Pílula Farmacêutica desta semana, o assunto é a afirmação do médico britânico Andrew Wakefield, que declarou, em 1998, que a vacina da tríplice viral era causa de autismo. Porém, após a afirmação, estudos desmentiram o britânico.
Mais tarde, foi descoberto que o médico recebeu pagamento de escritórios de advocacia envolvidos em processos contra indústrias farmacêuticas. Então, Wakefield foi criminalmente responsabilizado e teve seu registro médico cassado.
A principal afirmação do médico foi que o conservante timerosal, presente nessa vacina, era o causador do autismo. Contudo, em 2004, um instituto de medicina dos Estados Unidos comprovou que a substância não tem nenhuma relação com a doença.
O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.
Leia também no meu blog INFOATIVO DEFNET -
 Vulneração e Mídia no Cotidiano das Pessoas com Deficiência 

Nenhum comentário:

Postar um comentário