segunda-feira, 2 de março de 2015

ALZHEIMER/NOVAS IDÉIAS - Na Holanda é criada uma vila só para pessoas vivendo com Alzheimer

ALDEIA ONDE TODOS OS HABITANTES TÊM ALZHEIMER

Foto retirada de: mirror.co.uk
(imagem - foto colorida com o bairro criado, com visão de árvores, plantas e flores, e uma área que é interna aos prédios, onde se destacam mesas, bancos e locais para reunir estas pessoas vivendo com Alzheimer - fotografia da matéria retirada de mirror.co.uk)
A ideia surgiu na Holanda e pretende dar a possibilidade dos doentes de Alzheimer terem uma vida normal com o mínimo de medicação possível num ambiente seguro, sem a necessidade do “aprisionamento” de um lar.
O projeto “Dementiaville”, criado por Frank van Dillen e Michael Bol, dois arquitectos que têm desenvolvido vários edifícios na zona, consiste num bairro para doentes de Alzheimer, onde lhes é dada a possibilidade de viver de forma segura. O principal objetivo é fazer com que estas pessoas levem uma vida o mais normal possível, de forma a pensarem que moram numa vila como todas as outras. O bairro, criado apenas com o propósito de albergar estes doentes, tem uma equipa de auxiliares que os ajudam em tarefas diárias e está equipada com um supermercado, cinema, barbeiro e mais de 30 clubes sociais.
Esta construção pretende assegurar que as pessoas possam ter as condições necessárias para fazerem o seu dia-a-dia da forma mais normal possível e, assim, afastarem-se da ideia dos lares que acabam por isolar os pacientes que lá vivem.
Os criadores desta ideia deixam que os moradores decidam os seus horários e rotinas, planeiam as compras e refeições em conjunto. Podem pintar, jogar e passear em jardins realistas.
O bairro foi construído de forma a proporcionar o máximo de conforto e segurança de todos os pacientes. Para comprovar a qualidade deste bairro na terapia dos pacientes, a ideia foi mesmo nomeada para o “Hedy d’Ancona Award”, um prémio que visa prestigiar edifícios onde a arquitetura ajuda a assegurar cuidados de saúde com um ambiente acolhedor em termos de design urbano, de interiores e envolvência geral de espaços exteriores e interiores.
A ideia já chegou aos Estados Unidos da América, onde vai ser inaugurada brevemente a “Mahal Cielo Village” com a mesma finalidade, a de tratar os doentes com perturbações mentais, como o Alzheimer, com a dignidade que merecem.
GAZETA DO ROSSIO
Fonte: p3.publico.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário