Vacina que ajuda crianças autistas foi desenvolvida por um português
(imagem - foto de uma seringa descartável com uma gota saindo pela agulha, sobre fundo azul)
Há um português envolvido na primeira vacina contra uma bactéria intestinal associada ao autismo. Mais de 90 por cento das crianças autistas sofrem de problemas gastrointestinais crônicos e a nova vacina, criada por Mário Monteiro, poderá melhorar a qualidade de vida dessas crianças.
Uma nova vacina para travar a propagação de uma bactéria intestinal, a primeira de sempre a ser desenvolvida a pensar nas crianças com autismo, tem a marca de um português: Mário Monteiro.
O professor de Química da Universidade de Guelph, no Canadá, desenvolveu com Brittany Pequegnat, uma estudante de mestrado, uma vacina que ataca a 'Clostridium bolteae’, uma bactéria produzida no intestino e que aparece em maior concentração nas crianças autistas.
A 'Clostridium bolteae’ está associada a vários distúrbios gastrointestinais, os quais afetam mais de 90 por cento das crianças com autismo.
“Este é um primeiro passo muito significativo na construção de uma vacina com múltiplas valências destinada a combater várias bactérias intestinais associadas ao autismo”, realçou o investigador, acrescentando que os anticorpos adicionais poderão ser utilizados para detetar a bactéria em contexto médico.
FONTE - http://www.ptjornal.com/saude/2015/01/16/vacina-que-ajuda-criancas-autistas-foi-desenvolvida-por-um-portugues.html
LEIAM TAMBÉM NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET -
Nenhum comentário:
Postar um comentário