quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

REDES NEURAIS/REDES SOCIAIS - Ligação entre os neurônios é semelhante aos contatos pelo Facebook?

Cientistas descobrem que neurônios funcionam de forma semelhante ao Facebook (ou que esta rede se baseia nas Redes Neurais?)

(imagem - uma representação do cérebro humano como uma interação de chips com pontos luminosos, de cor azul mais brilhante e em tamanhos diferenciados, foto IBM)

Uma pesquisa da Universidade de Basel chegou à conclusão de que as ligações entre os neurônios têm funcionamento semelhante à organização dos contatos em redes sociais.
Isso porque, embora cada célula neural esteja conectada com muitas outras, apenas as mais parecidas apresentam uma ligação mais forte. É exatamente o mesmo conceito de amizade empregado pelo Facebook.

A rede social de Mark Zuckerberg permite que os usuários adicionem milhares de contatos, mas só destaca conteúdo daqueles que efetivamente têm semelhança - ou afinidade - com quem os adicionou.

“Contatos fracos no cérebro têm pequeno impacto, apesar de serem a maioria”, explicou Thomas Mrsic-Flogel, líder dos pesquisadores das universidades de Basel e de Londres, em texto publicado na Nature e repercutido pela Info.

“As poucas conexões fortes de nerônios com funções similares exercem mais influência na atividade de seus parceiros. Isso poderia ajudá-los a trabalhar juntos para amplificar informações específicas do mundo lá fora.”

FONTE - http://olhardigital.uol.com.br/noticia/cientistas-descobrem-que-neuronios-funcionam-de-forma-semelhante-ao-facebook/46659#
SOBRE O QUE SÃO REDES NEURAIS? http://www.cerebromente.org.br/n05/tecnologia/rna.htm
LEIAM TAMBÉM NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET - 

POR QUE AS TECNOLOGIAS NOS AFETAM? http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2010/04/por-que-as-tecnologias-nos-afetam.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário