domingo, 14 de dezembro de 2014

PARALISIAS CEREBRAIS/TRATAMENTOS INOVADORES - Pedia Suit é um macacão terapêutico e reabilitador que está ajudando crianças com PC

PARALISIA CEREBRAL -  Um novo conceito em tratamento neurológico infantil

Criado em 2006 por Leonardo Oliveira, para o tratamento de reabilitação de seu próprio filho (portador de hemiplegia), o Pedia Suit é o mais moderno macacão terapêutico ortopédico disponível no mundo para tratamento de desordens neurológicas, sensitivas e motoras.
Um novo conceito em tratamento neurológico infantil
(Imagem - foto colorida da matéria, com uma criança, uma menina com paralisia cerebral, dentro de um espaço ligada aos 'cabos elásticos' azuis que prendem a sua ''roupa'' especial, um macacão terapêutico,  desse tratamento fisioterápico e ortopédico, nas cores verde, preto e azul) 
Com base no “Peguin Suit” - roupa desenvolvida pelos Russos para amenizar os efeitos colaterais das viagens ao espaço nos astronautas - Leonardo e um grupo de terapeutas adaptaram a vestimenta, tornando-a mais leve, transpirável e também de fácil aplicação e remoção, além de ser confortável. Essa confecção foi baseada no fato de que a ausência da força da gravidade apresentada pelos astronautas era semelhante aos problemas físicos apresentados pelos portadores de Paralisia Cerebral.

PROTOCOLO 
O Pedia Suit é um protocolo de tratamento intensivo, com utilização do macacão, da spider (gaiola), elásticos e a monkey cage (exercícios de fortalecimento). Realizado durante um período de 01 mês, com aproximadamente 04 horas diárias, 05 dias por semana, levando em conta as condições de cada paciente. É aplicado por Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, com uso do macacão e sistemas de elásticos para alinhar o corpo o mais próximo do normal.

INDICAÇÕES
O uso do macacão terapêutico ortopédico combinado com a terapia intensiva tem sido muito benéfico em crianças que apresentam paralisia cerebral; atraso no desenvolvimento motor; traumatismo crânio-encefálico; AVC; ataxia; atetose; deficiências neurológicas; deficiências ortopédicas; doenças degenerativas; desordens convulsivas; incapacidades pós-cirúrgicas; lesões de medula espinhal; transtornos vestibulares e síndrome de Down. O protocolo é aplicado em crianças acima dos 02 anos de idade ou com peso superior há 09 kilos. Para a faixa etária abaixo da citada, as atividades são adaptadas.

BENEFÍCIOS
Os benefícios terapêuticos proporcionados pelo protocolo são: melhora nas respostas sensoriais e motora; normalização de tônus muscular; melhorar o alinhamento e equilíbrio corporal; minimizar contraturas; aumento da densidade óssea; reforço muscular; estabilidade muscular; propriocepção; ajustar o padrão da marcha; melhorar consciência corporal com relação ao espaço; proporcionar melhor qualidade de vida, desenvolver atividades funcionais e aumentar variedade de movimentos voluntários, dentre outras.

CONTRA-INDICAÇÃO ABSOLUTAS

Sub-luxação ou luxação com indicação cirúrgica; escoliose com indicação cirúrgica; osteoporose; deformidades e contraturas ósseas sem capacidade de reversão; pressão arterial elevada; certas doenças cardíacas; alterações vasculares graves.
O macacão terapêutico Pedia Suit auxilia no reaprendizado do sistema nervoso central e possibilita que o paciente supere padrões de movimentos patológicos, executando e repetindo padrões de movimentos até então desconhecidos. Esses movimentos são facilitados pelos ajustes do macacão, adaptando-se às necessidades do paciente. Estímulos de equilíbrio, consciência corporal no espaço, dentre outros, são enviados ao centro motor cerebral com a finalidade de restabelecer as suas funções danificadas, facilitando a formação de novas sequências de movimentos e posicionamento corporal. Os estímulos intensivos e diferenciados, facilitam um novo aprendizado motor e consequentemente melhores evoluções do quadro apresentado pelo paciente.
FONTE - http://tribunadonorte.com.br/noticia/um-novo-conceito-em-tratamento-neurola-gico-infantil/300886
Alini Brito
Fisioterapeuta e Educadora Física
LEIAM TAMBÉM NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET - 

FREUD E A "INVENÇÃO" DA PARALISIA CEREBRAL http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2010/09/freud-e-invencao-da-paralisia-cerebral.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário