quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

EDUCAÇÃO INCLUSIVA/AVANÇOS - Alunos com deficiência recebem atenção e investimentos em Dourados

Com atenção redobrada, Dourados faz inclusão de alunos especiais

Prefeitura investe para garantir a inclusão de alunos especiais na sala de aula e oferece programas no contraturno como o “Mais Educação” Com atenção redobrada, Dourados faz inclusão de alunos especiais
(Imagem - foto colorida de uma sala de aula, com uma professora no canto direito, com uma interprete de LIBRAS se comunicando no canto esquerdo, ambas em frente aos alunos vestidos de azul, com um quadro atrás delas - fotografia de A. Frota)
Prefeitura investe para garantir a inclusão de alunos especiais na sala de aula e oferece programas no contraturno, como o “Mais Educação”
Com o aumento do número de alunos especiais na medida em que Dourados cresce, a prefeitura investe para garantir a inclusão com educação de qualidade.
O trabalho da educação na administração do prefeito Murilo é tão bem avaliado que profissionais médicos estão recomendando que os pais façam a matrícula nas escolas públicas quando constatado algum tipo de deficiência na criança.
Em 2013 foram 472 alunos especiais matriculados nos Ceims (Centros de Educação Municipal) e escolas urbanas, indígenas e rurais, contra 386 alunos em 2012. O crescimento médio anual é de 15%, de acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação, a professora e psicóloga Terezinha Aparecida Piva Espósito.
São alunos com alguma deficiência física, visual, auditiva e autista que recebem toda a atenção do município. Terezinha conta que, quando necessário, é deslocado um profissional de apoio educacional, que atua como mediador entre o professor regente e o aluno especial. Esse profissional apóia o especial também na higiene, alimentação e locomoção nos casos necessários.
Para cuidar ainda melhor dos seus alunos especiais, a Prefeitura de Dourados mantém 29 SRM’s (Salas de Recurso Multifuncional) espalhadas pela cidade e que funcionam no contraturno. Ou seja, os especiais têm um programa de educação integral. O atendimento nessas salas, segundo Terezinha, é feito com base nas necessidades de cada aluno.
Na Escola Avani Fehlauer, que fica na Avenida José Roberto Teixeira, no Jardim Flórida I, funciona um programa de atendimento e orientação e ainda avaliação emocional para pais e alunos com deficiência visual.
Dois profissionais especializados no ensino de Libras garantem todo o apoio ao sistema de educação especial. A Secretaria de Educação também oferece três cursos por ano nessa linguagem, para capacitar os profissionais da área, um básico, um intermediário e outro avançado.
A prioridade gestão do prefeito Murilo é a educação, com foco no ser humano, na sua formação integral, preparando-o para viver bem em sociedade e com ótimo desempenho profissional no futuro. Por isso, o prefeito tem se preocupado em ampliar os programas “Mais Educação” e “Mais Cultura”, para garantir as atividades do contraturno para cada vez mais alunos.
Neste sentido, o trabalho de qualidade desenvolvido com os alunos especiais tem recebido diariamente o reconhecimento de profissionais da área da saúde e dos pais dos alunos.
“Ao observar algum comprometimento na criança, neuropediatras, psiquiatras, psicopedagogos, fisioterapeutas e outros profissionais da área medica têm recomendado aos pais fazer a matrícula na escola pública, pela qualidade da formação que é oferecida”, afirma Terezinha.
Na reunião que fazemos com os pais eles nos revelam que estão muito satisfeitos com o trabalho que vem sendo oferecido pelo município”, afirma a coordenadora. “Nós trabalhamos o aluno como um todo, como ser humano. Eles participam das festas, das atividades culturais, dos jogos; enfim, Dourados faz a verdadeira inclusão dos seus especiais”.  *(o DefNet não concorda com o uso do termo 'nossos especiais', mas sim que sejam tratados como cidadãos e cidadãs com deficiência, e tratados terminologicamente como alunos com deficiências)
FONTE - http://www.agorams.com.br/jornal/2014/01/com-atencao-redobrada-dourados-faz-inclusao-de-alunos-especiais/
LEIAM TAMBÉM SOBRE O TEMA NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET - 

A INCLUSÃO ESCOLAR AINDA USA FRALDAS? http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2010/07/inclusao-escolar-ainda-usa-fraldas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário