segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

CEGOS/AUDIODESCRIÇÃO - Noivos cegos se casam ''ao som'' da Audiodescrição

Noivos com deficiência visual casam com ajuda de audiodescrição no RS

Cerimônia contou com profissional para fazer audiodescrição do evento.
Noivos, que trabalham na mesma empresa, se conheceram pela internet.

Noivos deficientes visuais se casaram em Giruá, RS (Foto: Reprodução/RBS TV)
(imagem - fotografia colorida dos dois noivos, Jorge, à esquerda, e Carlise à direita, ambos cegos, vestidos a caráter para seu casamento, com flores à sua frente do altar da igreja. foto reprodução RBS/TV)

Um casamento realizado neste final de semana chamou a atenção em Giruá, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Os noivos, Jorge Fernando Vieira e Carlise Inês Kronbauer, que são deficientes visuais, contaram com ajuda de audiodescrição para acompanhar a cerimônia.Como a pessoa vai saber como está a festa, como é a igreja, quantos convidados vieram, a expressão nos rostos, se eles estão emocionados, felizes ou chorando? Tudo isso nós transmitimos para eles, é uma tradução visual”, explica Márcia Caspary, profissional responsável por transcrever o que acontecia no evento.
O padre Rosalvo Frey, que nunca havia realizado um casamento de noivos cegos, também tentou ajudar, descrevendo a cerimônia. "Para mim foi uma bênção porque a gente percebe nesses noivos uma superação total e que é possível, mesmo para pessoas com limites", afirma.
Apesar das dificuldades, Jorge Fernando e Carlise concluíram o ensino superior e hoje trabalham na mesma empresa como analista de sistema e assistente administrativo, respectivamente. Mas não foi lá que eles se encontraram: o casal se conheceu pela internet, como mostra a reportagem do Teledomingo, da RBS TV (veja o vídeo acessando o link da fonte).“Eu acho que ter encontrado o Jorge Fernando foi muito especial, porque ele me completa, me entende, me aceita, principalmente, do jeito que eu sou”, diz a noiva.
Os convidados da cerimônia e da festa receberam um convite escrito a caneta e em braile, que é a escrita utilizada pelos cegos. No papel, foi gravada uma frase que dizia: "O amor é como o vento, não podemos ver com os olhos, mas sim com o coração". Depois de casados, os noivos vão morar sozinhos em um apartamento em Porto Alegre.
fonte - http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/01/noivos-com-deficiencia-visual-casam-com-ajuda-de-audiodescricao-no-rs.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário