domingo, 3 de novembro de 2013

TECNOLOGIA ASSISTIVA/CEGOS - Em Itu foi desenvolvido um semáforo adaptado para pessoas cegas

Alunos de Itu desenvolvem semáforo para deficientes visuais

Professor cego do Senai auxiliou no projeto.Antes de ir para as ruas, equipamento precisa de autorização do Denatran.

Estudantes contam com a ajuda de deficientes visuais para desenvolver o semáforo (Foto: Reprodução/TV Tem)
(imagem - foto colorida com os estudantes do Senai de Itu, com o semáforo do lado direito, com um piso tactil no meio da foto, com o aparelho desenvolvido ligado ao semáforo sendo manipulado por uma pessoa no canto direito - fotografia da reportagem TV Tem)
Um projeto desenvolvido por estudantes do Senai de Itu (SP) pode facilitar a locomoção de deficientes visuais. O semáforo adaptado oferece mais segurança e independência na hora de atravessar a rua.
Aparentemente é um semáforo comum, mas a diferença é que ele está instalado no corredor de uma escola técnica e tem um papel a mais: a inclusão social. O equipamento desenvolvido por alunos conta com uma tecnologia diferenciada para pedestres que são deficientes visuais. Um sistema de identificação por radiofrequência avisa a hora certa de passar. O bracelete com um transmissor vibra e orienta o pedestre.
Gelson dos Santos nasceu com cegueira total e se formou em sistemas de informações e pedagogia. Atualmente trabalha no Senai de Itu ensinando deficientes visuais e capacitando professores. Ele conta que ajudou no desenvolvimento do projeto. "A vantagem e a diferença deste semáforo para os sonoros que já existem está em que este não faz barulho. Não fica incomodando os moradores ao redor do semáforo. E uma outra qualidade desse semáforo é que ele tem no bracelete um sistema vibratório. Mesmo se tiver barulho, o pedestre vai perceber através da vibração que vai fazer no braço", explicou.
Depois dos testes em laboratório, o semáforo vai funcionar em uma rua de Itu. Mas para ser instalado definitivamente nas vias, o equipamento precisa ser validado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). "Nossa parte é a criação das ideias, o desenvolvimento da tecnologia e passamos isso para a indústria. Já existe alguma coisa nesse sentido para compor uma parceria na fabricação desse sistema", adianta o professor João da Silva.
fonte -
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/11/alunos-de-itu-desenvolvem-semaforo-para-deficientes-visuais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário