segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SURDOS/TECNOLOGIA ASSISTIVA - Surdos tem novo aplicativo do ProDeaf para o Facebook

ProDeaf cria aplicativo para comunidade surda usar o Facebook 
Para atender ao grande público que ainda não tem smartphones, o ProDeaf - startup pernambucana especializada em tecnologia assistiva para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes - acaba de lançar o ProDeaf Web. Com isso, o primeiro tradutor online de Português para Língua Brasileira de Sinais (Libras) já pode ser utilizado gratuitamente em qualquer computador com acesso à Internet.

(imagem - um símbolo para representar a rede social de comunicação na Internet, com um globo terrestre de onde se ressaltam figuras coloridas, em vermelho, violeta, verde e azul, que tem balões de comunicação saindo de cada boneco)

O novo ProDeaf Web funciona em todos os navegadores de Internet. Para usar, basta ter uma conta no Facebook, acessar o link http://web.prodeaf.net e instalar o plugin indicado pela companhia. A partir daí, ao digitar uma palavra ou frase simples no local indicado, um personagem executa a tradução para Libras na tela do computador.

Dentre os recursos disponíveis no novo ProDeaf Web, o destaque fica por conta da possibilidade de compartilhamento de palavras ou frases em Libras, diretamente no Facebook - o que facilita a comunicação entre ouvintes e surdos e ainda favorece a divulgação do segundo idioma oficial do país.

A exemplo do ProDeaf Móvel - aplicativo para tablets e smartphones que já soma mais de 75 mil downloads -, o ProDeaf Web funciona com base em um dicionário de mais de 3.000 sinais. Dessa forma, além de traduzir as palavras digitadas, o sistema também permite consultar termos por ordem alfabética ou ainda por diversas categorias (animais, trabalho, alimentação, política etc.).

João Paulo Oliveira, CEO do ProDeaf, explica que o objetivo da empresa com o ProDeaf Web é alcançar o público que não consegue instalar o ProDeaf em seus celulares. "No Brasil, a maioria das pessoas ainda usa features phones; não smartphones. Por isso, recebemos pedidos diários solicitando uma forma de acessar as informações do ProDeaf de outra maneira, que não via celular", conta o executivo.

O desenvolvimento do ProDeaf levou dois anos e contou com a participação de 12 profissionais, incluindo designers, intérpretes, linguistas e programadores, liderados por Oliveira, pelo Chief Operations Officer Flávio Almeida, e pelo Chief Technology Officer da companhia, Amirton Chagas. O projeto contou ainda com a participação de colaboradores surdos das empresas do Grupo Bradesco Seguros. "A comunidade surda também atuou, nos fornecendo feedback para que chegássemos a este novo produto", explica.

Graças ao patrocínio do Bradesco Seguros, o novo ProDeaf Web é disponibilizado de maneira gratuita, assim como as demais versões do ProDeaf Móvel. O objetivo do Grupo Bradesco Seguros foi abraçar a causa da comunicação e da acessibilidade e ajudar os surdos na interação com as pessoas de seu círculo social.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 10 milhões de surdos no Brasil, e, deste total, 2,7 milhões não conhecem a Língua Portuguesa. Assim, o ProDeaf Móvel é útil, justamente para eliminar a barreira de comunicação que há entre ouvintes e surdos - especialmente entre pessoas do mesmo convívio social, como parentes e amigos.

Até agora, o ProDeaf Móvel, com versões para celulares e tablets baseados nos principais sistemas operacionais - Android, iOS e Windows Phone -, já foi baixado mais de 75 mil vezes. "Através da nova versão, via internet, podemos chegar a muito mais pessoas", afirma Oliveira. A expectativa da companhia é ter 50 mil usuários por mês na página do novo ProDeaf Web.
FONTE - http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35195#.UmWfvPk3u2Y

Um comentário:

  1. É um absurdo dizer que estes aplicativos "sabem LIBRAS" mantidas por seus desenvolvedores, oculta, a informação de que o que eles fazem é apenas o "português sinalizado". Por falta de conhecimento ou por conveniência a informação de que parâmetros da LIBRAS são deixadas de lado, neste programa e em outros como o ProDeaf, tornam o aplicativo no máximo apenas um dicionário bem simples de Sinais em LIBRAS, já que seu vocabulário é muito restrito. Expressão facial e Corporal e o português sinalizado são os maiores problemas e também uma afronta a cultura surda e sua Língua legalmente reconhecida no Brasil. É uma pena que inclusive intérpretes surdos e ouvintes estão sendo substituídos por "avatares" que, repito, não sabem usar LIBRAS, quem ganha com isso são apenas seus os "criadores"; toda a comunidade utente da LIBRAS vê apenas o empobrecimento da Língua através destes aplicativos. Se você é proficiente em LIBRAS, sabe do que estou falando. Precisamos nos manifestar contra isso! Alguns governos já até mesmo substituíram os intérpretes em sala de aula por Tablets com os aplicativos. Sites estão deixando de contratar intérpretes para usar estes "avatares". Além do "atentado" à LIBRAS, empregos estão sendo perdidos!

    ResponderExcluir