sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PESSOAS COM DEFICIENCIA/NOVAS TECNOLOGIAS - Cientista brasileiro mostra pontapé de paraplégico na Copa

Simulação mostra como paraplégico deve dar o pontapé inicial na Copa do Mundo de Futebol

O cientista brasileiro Miguel Nicolelis divulgou nesta sexta-feira um vídeo que mostra como deve ser dado o pontapé inicial da Copa do Mundo do Brasil, em junho de 2014 - uma iniciativa inédita que pretende tornar possível a um paraplégico chutar uma bola na abertura da Copa. A simulação é parte do projeto Walk Again (Andar de Novo), que estuda as possibilidades da interação cérebro-máquina para a superação de deficiências motoras. Com o uso de um exoesqueleto, a meta é ir além do chute inaugural do torneio, permitindo a um brasileiro com deficiência motora caminhar.​
"Simulador virtual, acoplado a Fred, andador robótico, será usado por todos os pacientes envolvidos no projeto Andar de Novo (Walk Again)", escreveu o médico em seu perfil no Facebook. A ideia é que os passos sejam controlados por sinais originários do cérebro, que seriam transmitidos de uma unidade do tamanho de um laptop em uma mochila carregada pela pessoa.
A simulação foi realizada na sala de realidade virtual do Instituto Internacional de Neurociência de Natal (IINN-ELS). Ao lado do personagem no vídeo aparece um monitor mostrando um estádio virtual - que conta inclusive com o ruído da torcida. "Avatar do jogador já está sendo controlado por atividade elétrica cerebral de um dos pesquisadores que participou da concecpção da sala de realidade virtual", afirmou Nicolelis.
Há duas semanas, Nicolelis divulgou as primeiras imagens do joelho robótico do exoesqueleto. "O sonho começa a sair do papel e virar realidade", descreveu ele. O computador carregado pelo usuário do exoesqueleto robótico ainda traduziria sinais elétricos cerebrais, sendo que a máquina estabilizaria o peso do corpo e induziria as pernas robóticas do deficiente físico para coordenar os movimentos necessários.
Conheça os 4 graus da celulite
VEJA O VIDEO EM http://terratv.terra.com.br/Default.aspx?cid=493922
fonte - http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/simulacao-mostra-como-paraplegico-deve-dar-o-pontape-inicial-da-copa,e1142de0960f1410VgnVCM4000009bcceb

Nenhum comentário:

Postar um comentário