terça-feira, 9 de julho de 2013

CÂNCER/PESQUISAS - Teste inglês na urina pode detectar Câncer de Bexiga

Teste à urina pode detetar CÂNCER na bexiga

Na fase de testes, o dispositivo identificou 100 por cento dos doentes com câncer

Ciência [Reuters]
(imagem- foto colorida de diversos tubos de ensaio onde são testadas as provas ou materiais biológicos. fotografia de divulgação) 

Investigadores britânicos desenvolveram um dispositivo que pode detetar câncer na bexiga a partir de odores específicos presentes na urina. A técnica foi inspirada em relatos sobre como os cães farejam determinados tipos de cancro.

O estudo, desenvolvido nas Universidades de Liverpool e de West of England, foi publicado na revista norte-americana «PLOS ONE» e defende que, sendo eficaz, pode identificar um câncer que, muitas vezes, é descoberto tardiamente e com preços elevados, refere a AFP.

«Partindo daquele princípio, desenvolvemos um dispositivo que pode dar-nos um perfil do odor na urina», analisando os gases presentes na urina, disse Norman Ratcliffe, do Institute of Biosensor Technology da Universidade West of England Bristol.

Chris Probert, do Institute of Translational Medicine da Universidade de Liverpool, referiu que a doença, identificada cedo, «pode ser tratada eficazmente», cita a Lusa.

Os investigadores analisaram 98 amostras para desenvolver o teste, sendo 24 amostras de doentes com câncer e 74 de pacientes com problemas urológicos, mas sem câncer  O dispositivo identificou corretamente todos os casos de câncer.

LEIAM TAMBÉM NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET -  

EU, VOCÊ, NÓS E O CÂNCER.http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2012/07/eu-voce-nos-e-o-cancer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário