quarta-feira, 3 de julho de 2013

AIDS/NOVOS TRATAMENTOS - Cientistas apresentam notícias promissoras sobre cura ao HIV

Transplantes de medula 'livram' dois pacientes de vírus HIV


Dois pacientes portadores de HIV que receberam transplantes de medula óssea ficaram livres do vírus e interromperam o tratamento com medicamentos antirretrovirais.
vírus HIV (foto: SPL)
(imagem - reprodução da imagem microscópica do Vírus da AIDS, fonte BBC, com uma representação em tons amarelos com espículas e um núcleo mais escuro donde saem)
Os avanços, que trazem esperança para o tratamento da Aids, foram anunciados por pesquisadores do Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos, durante a Conferência Internacional sobre Aids.
Segundo os médicos, um dos pacientes já não toma medicamentos há 15 semanas e o outro há 8 e, desde então, exames não detectaram sinais do HIV em seus organismos.
A equipe pondera que ainda é muito cedo para falar de cura para a Aids e alerta que o vírus pode retornar a qualquer momento.
Os pesquisadores explicam que é muito difícil se livrar do vírus, que se esconde dentro o DNA humano, formando "reservatórios" pelo corpo.
Os dois homens, que não foram identificados, são portadores de HIV há cerca de 30 anos. Ambos tiveram câncer linfático, um tipo de tumor que requer transplante de medula.
Depósito de HIV
A medula óssea é onde as células sanguíneas são produzidas e acredita-se que o órgão seja um "grande depósito" de HIV.
A equipe médica que acompanha os pacientes acredita que os medicamentos antirretrovirais tenham protegido a medula transplantada da infecção. Ao mesmo tempo, o novo órgão teria "atacado" o que restou da medula original dos pacientes, que poderia estar abrigando o vírus.
Em um dos pacientes, os médicos não detectaram sinais do vírus nos quatro anos seguintes ao transplante. No outro paciente, dois anos após a operação o vírus também não havia retornado. Ambos foram liberados dos antirretrovirais no início deste ano.
O médico Timothy Henrich disse à BBC que os resultados são animadores, ressaltando que ainda é cedo para falar de cura.
"Ainda temos que acompanhar (os dois pacientes) por muito tempo", disse Henrich.
"O que podemos dizer é que se o vírus não voltar dois anos depois de eles terem interrompido a medicação, as chances do vírus voltar são extremamente baixas".
No entanto, Henrich afirmou que o vírus ainda poderia estar se escondendo no tecido cerebral ou no trato gastrointestinal.
"Se o vírus voltar significa que esses outros órgãos são um reservatório importante para o vírus, o que pode reorientar as pesquisas sobre a cura da Aids".
Paciente de Berlim
Timothy Brown, também conhecido como "Paciente de Berlim", é a única pessoa de quem se tem notícia até hoje que tenha ficado curado da Aids. Em 2006, ele recebeu um transplante de medula óssea de um doador raro, imune ao vírus HIV.
Os dois pacientes analisados pelos pesquisadores americanos receberam medulas de doadores normais.
Há também relatos de que um bebê que nasceu com HIV no Estado americano de Mississippi tenha sido curado após ser tratado com antirretrovirais assim que nasceu, evitando que o vírus encontrasse reservatórios pelo organismo.
O médico Michael Brady, diretor da fundação Terrence Higgins Trust, conhecida entidade beneficente britânica que faz campanhas por prevenção e tratamento de Aids, disse que ainda é cedo para saber se os homens conseguiram erradicar o HIV de seus organismos de vez ou se o vírus vai voltar.
"No entanto, esses exemplos sugerem que o que aconteceu com o Timothy Brown pode não ser um caso isolado", diz Brady.
Ele afirma que o transplante de medula óssea é "um procedimento complexo, caro e cheio de riscos". "Para muitas pessoas com HIV é mais perigoso fazer um transplante do que continuar controlando o vírus com medicação diária".
LEIA TAMBÉM NO BLOG INFOATIVO.DEFNET - 

PRECONCEITO É TEMA DO DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS 2009 http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2009/11/infoativo_30.html

Um comentário:

  1. Meu nome é Jane Bourges e meu e-mail é janebourges@gmail.com. Eu sou um artista, ativista, amante e lutador.
    Eu era HIV positivo, e sou um fora e, finalmente, ORGULHOSO HIV negativo e livre. Eu fui diagnosticado com HIV em 2006. Fiquei arrasado e eu passei a vergonha eo dilúvio indesejado de emoções que quase afogá-lo depois de saber que você tem o vírus mortal, ouvindo o que os outros dizem por ignorância, e mesmo sendo a efígie de estigma nascido de que a ignorância.
    Levei um tempo para processar (cerca de 2 anos), e finalmente, percebi através de outros amigos que não havia cura através de meios espirituais e ervas da África Voodoo Herbalist doutor Anthony Odia, depois de fazer contatos com ele pelo e-mail Odincurahiv@gmail.com, juntamente com a sua orientação, eu pedi para as ervas e começou a tomá-lo, as ervas durou 7 dias, como instruído pelo médico, uma semana depois que eu fui ao meu médico pessoal e testes foram realizados e os resultados mostraram Negativo, que não havia nada de errado comigo ... Então, para mostrar o meu apreço i decidiu anunciar também a todas as outras pessoas que precisam de compaixão, orientação e educação sobre HIV / AIDS e Câncer. Estou dedicado a organizações como o Projeto Estigma e A Tribe Câncer. Convido diálogo aberto sobre a minha própria experiência HIV e câncer, e responder às perguntas que qualquer um gostaria de saber as respostas. Se eu não souber a resposta, eu vou encontrá-lo com você, então entre em contato com Herbalist Anthony Odia agora por telefone +2349032913215 ou facebook em odincurahiv@outlook.com

    ResponderExcluir