sexta-feira, 1 de março de 2013

SINDROME DE DOWN/CINEMA - Lançado COLEGAS o filme com tema inclusivo

Premiado em festivais, 'Colegas' celebra a inclusão social

O longa conta a história de três amigos portadores da síndrome de Down que superam suas limitações para correr atrás de seus sonhos Foto: Divulgação
(imagem - foto colorida de divulgação do filme COLEGAS O FILME, com os atores Rita Pokk e Ariel Goldenberg, como um casal enamorado, vestidos com terno e vestido de noiva, tendo ao fundo um barco envelhecido pelo tempo)

Cinéfilo de carteirinha, trabalhando na videoteca local, Stallone é fascinado pela história de Thelma e Louise, o filme cult de 1991 de Ridley Scott que acompanhava a fuga de duas mulheres (Geena Davis e Susan Sarandon). A partir dessa inspiração, o trio formado pelos amigos Stallone, Aninha (Rita Pokk) e Márcio (Breno Viola) apossa-se do Karman Ghia de seu guardião, Arlindo (Lima Duarte), e para a estrada eles vão, de pijama e tudo.
O caminho é pontuado por vários golpes de sorte - como sua primeira parada num circo abandonado, onde arranjam figurinos estranhos, mas que servem perfeitamente ao propósito de manter um clima de fantasia na história. Contradizendo esse tom de fábula, os três heróis assaltam postos de gasolina ou lojas de conveniência na estrada, usando armas de brinquedo - um comportamento que vai colocá-los na mira da lei, tornando-os alvo da caçada de dois policiais um tanto atrapalhados, Portuga (Rui Unas) e Souza (Deto Montenegro).
Desafiando o perigo, os três amigos seguem viagem, em busca de realizar seus sonhos: o de Stallone, ver o mar; o de Márcio, voar; o de Aninha, casar. O grande problema de Colegas, que estreia nesta sexta-feira (1),  é uma indefinição mal-conduzida, entre a fábula e a denúncia social; entre o drama e a comédia, entre um filme infantil ou adulto. Nem mesmo sua época é precisada, podendo-se com razão questionar em que período se passa tudo isto - um detalhe que contribui para uma perda de credibilidade.
Usando seus carismáticos atores como escudo, o tempo todo o filme de Marcelo Galvão pede que a plateia suspenda seu criticismo e se deixe levar - o que, em alguns momentos, pode ser sentido como uma espécie de chantagem emocional. Independentemente de tudo,Colegas vem colecionando prêmios por onde passa, começando pelo Festival de Gramado 2012 (melhor filme, direção de arte e especial do júri para os três protagonistas), Mostra de São Paulo (Prêmio do Público) e Festival do Cinema Latino-Americano de Trieste, Itália.
FONTE - http://cinema.terra.com.br/premiado-em-festivais-colegas-celebra-a-inclusao-social,a0588182bf22d310VgnCLD2000009ccceb0aRCRD.html

Trailer Colegas - O Filme com audiodescrição e legendas em inglês

 http://www.youtube.com/watch?v=M3c1joyTWgc


LEIA TAMBÉM NO MEU BLOG INFOATIVO,DEFNET - 

O VIGÉSSIMO PRIMEIRO DIA - CINEMA E SÍNDROME DE DOWN http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2010/03/o-vigessimo-primeiro-dia-cinema-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário