sexta-feira, 15 de março de 2013

CEGOS/TECNOLOGIAS ASSISTIVAS - Empresa Amazonense ganha prêmio por inovação para deficientes visuais

Facilidades para deficientes visuais
Caneta falante e etiquetas: em salas de aula e na identificação de objetos
*(imagem - foto colorida da caneta falante e etiquetas, para uso em sala de aula e identificação de objetos)

A empresa amazonense Pentop venceu a etapa nacional do Prêmio Finep de Inovação 2012 na categoria Tecnologia Assistiva, concedido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com um sistema de vocalização de etiquetas destinado a pessoas com deficiência visual. Ele é composto por um dispositivo chamado de caneta falante – que possui um sensor na ponta e um processador computacional capaz de decodificar materiais impressos e reproduzir sons previamente gravados – e um conjunto de etiquetas com códigos impressos. 

O sistema foi concebido para uso em salas de aula e na identificação de objetos, como roupas, CDs, DVDs e medicamentos, facilitando a vida de cegos e de quem tem visão limitada. As etiquetas utilizam o mesmo princípio usado no código de barras, mas em vez do leitor óptico usado nas caixas registradoras a leitura é feita pelo sensor da caneta dotada de voz. 

O sistema premiado tem como sequência o projeto intitulado “Dinheiro falante para cegos”, em desenvolvimento por Danielle Castro e Marivaldo Albuquerque, graduado em tecnologia da informação e diretor da Pentop, abrigada no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), de Manaus, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

A proposta inicial, concluída com sucesso, era desenvolver uma codificação para ser aplicada às cédulas de dinheiro no momento de sua fabricação. No caso das cédulas, o código é impresso em toda a extensão da nota e sua identificação é feita por um software integrado à caneta. Os testes, previstos para este mês de março, serão feitos pela Biblioteca Braille do Amazonas, parceira do projeto.

FONTE - http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/03/15/facilidades-para-deficientes-visuais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário