domingo, 17 de março de 2013

ACESSIBILIDADE/PRAIAS - Em Recife a Boa Viagem deverá ser acessível

Praia de Boa Viagem ganha projeto de acessibilidade

811e9f7b080a6460ae264961e09c7659.jpg
*(imagem - foto colorida de uma mulher com deficiência com colete salva vidas e utilizando uma cadeira anfíbia que é empurrada por um homem, também de colete salva-vidas, dentro do mar, como parte do Projeto Praia Sem Barreiras)

Com a implantação de uma esteira do calçadão até o mar, do aluguel de cadeiras anfíbias e da instalação de semáforos sonoros, a Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, deve tornar-se mais acessível às pessoas com deficiência. O lançamento do projeto, intitulado Praia sem Barreiras, está marcado para este domingo (17), às 10h. 

Depois de adiarem a cerimônia por causa da agenda do governador Eduardo Campos, ele e o prefeito Geraldo Julio vão a Boa Viagem neste domingo para inaugurar a primeira rota com níveis de acessibilidade do bairro de Boa Viagem. As pessoas com mobilidade reduzida podem pegar a rota que sai da parada 15, na Avenida Conselheiro Aguiar, percorrendo a calçada do lado direito da Rua Bruno Veloso, até o Internacional Palace Hotel, na Avenida Boa Viagem.

De acordo com a Prefeitura do Recife, foram construídas 11 rampas: cinco na Avenida Boa Viagem, quatro na Rua dos Navegantes e duas na Avenida Conselheiro Aguiar. Para os deficientes visuais, o benefício veio em dois semáforos sonoros, um na na esquina da Rua dos Navegantes com a Rua Bruno Veloso e outro na Avenida Boa Viagem com a Bruno Veloso.

Serão disponibilizadas as chamadas cadeiras anfíbias, adaptadas para a água, que permitem ao cadeirante chegar ao mar. O acesso será através da esteira do calçadão até o mar. Os esportes paralímpicos, como o vôlei sentado, poderão ser praticados na arena de lazer também montada na praia. Além disso, obstáculos como pinos de ferro e orelhões foram retirados e corrimões foram instalados nas rampas e nas escadas que dão acesso à faixa de areia. Outras ações envolveram a pintura das travessias de pedestres e a implantação de placas de trânsito ao longo da avenida beira-mar.

FONTE - http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2013/03/16/praia-de-boa-viagem-ganha-projeto-de-acessibilidade-406077.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário