sábado, 9 de fevereiro de 2013

MULHERES/LEIS - O direito à Humanização do Parto no Senado

Proposta obriga SUS a oferecer parto humanizado


O Sistema Único de Saúde (SUS) será obrigado a oferecer condições para a realização de partos humanizados em seus estabelecimentos. Esse é o objetivo de projeto apresentado na semana passada por Gim (PTB-DF).
A proposta está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde será votada em caráter terminativo.
O projeto (PLS 8/13) também permite a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, o parto e o pós-parto imediato.
O senador observou que já existem recomendações do Ministério da Saúde para que o parto seja realizado de forma humanizada. Segundo um manual elaborado pelo ministério em 2005, o atendimento obstétrico e neonatal “deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização”.
O manual determina que sejam evitadas intervenções desnecessárias. O texto prevê ainda o “estabelecimento de relações baseadas em princípios éticos, garantindo-se privacidade e autonomia e compartilhando-se com a mulher e sua família as decisões sobre as condutas a serem adotadas”.
Apesar da existência dessas recomendações, argumentou Gim, muitas mulheres acabam dando à luz em corredores de hospitais.
fonte- http://www12.senado.gov.br/noticias/jornal/edicoes/2013/02/13/proposta-obriga-sus-a-oferecer-parto-humanizado
LEIA TAMBÉM NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET - 

MULHERES, SANGUE E VIDA, para além de sua exclusão histórica http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2012/03/mulheres-sangue-e-vida-para-alem-de-sua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário