terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CARNAVAL/DEFICIÊNCIAS - O Sambódromo e os ''lugares'' especiais

Deficientes curtem carnaval em área especial do sambódromo

270 pessoas com deficiência podem ver os desfiles de graça.
Liesa diz que também há lugares gratuitos para 240 acompanhantes


César Augusto vem aos desfiles há 20 anos (Foto: Cristina Indio do Brasil/ G1)
Cesar Augusto de Lima curte o carnaval na Sapucaí há 20 anos. Na noite desta segunda-feira (11), ele repetiu a rotina de folião. Normalmente, ele só vai ao Sambódromo do Rio em apenas uma noite de desfile, mas neste ano ele resolveu curtir todas as escolas de samba.
Lima é um dos quase 300 deficientes que receberam ingressos de graça para acompanhar os desfiles das escolas de samba na Sapucaí.
O espaço fica no setor 13 do Sambódromo do Rio e, segundo o site das Liga das Escolas de Samba (Liesa), há lugares gratuitos para 270 deficientes, com direito a 240 acompanhantes.
"Eu costumo vir um dia só, mas este ano resolvi vir em todos, até no desfile das Campeãs, no sábado", disse.
Para chegar ao Sambódromo, César tem que pegar dois ônibus. Ainda assim não reclama da dificuldade. "Venho da Praça Seca e tenho que pegar outro ônibus na Abolição. Aqui o ponto do ônibus é perto. Para o pessoal que vem da Central é pior. O caminho é mais longo", explicou.
Aurélio Cardoso é auxiliar administrativo do Centro Integrado de Pessoas com Deficiência e está trabalhando no Sambódromo pela terceira vez. "Quando entra uma escola que tem muitos artistas em destaque nas alegorias eles ficam eufóricos, disse.
Como é a distribuição dos ingressos
A subsecretária da Secretaria Municipal de Pessoas Deficientes, Ana Cláudia Monteiro, disse que as inscrições são feitas logo após o Ano Novo.
Segundo ela, todos os pedidos de ingresso gratuito recebidos pela secretaria passam por uma triagem. "Ainda tem gente que se inscreve e não tem qualquer tipo de deficiência", disse Ana Cláudia.
Apesar de possibilitar o acesso dos deficientes ao Sambódromo, Ana Cláudia defendeu uma mudança no tipo de entrada da área reservada. "Nós devíamos ter um portão com catraca como são os outros pontos de acesso", explicou.
Fonte - http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/carnaval/2013/noticia/2013/02/deficientes-curtem-carnaval-em-area-especial-do-sambodromo.html
LEIAM TAMBÉM NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET - 

A ARTE DE RE-VIVER - Quando morrem o Teatro, o Carnaval e a Música? Nunca...http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2011/12/arte-de-re-viver-quando-morrem-o-teatro.html

2 comentários:

  1. Sou deficiente físico (tetraplégico)e totalmente contra este tipo de "benefício", representado por ingressos gratuitos para eventos como o Carnaval.
    Estou sendo injusto?
    Ora, como selecionar apenas 300 agraciados em um universo de Milhões de pessoas com deficiência, seja no Estado do Rio de Janeiro ou São Paulo?...
    Essa distribuição é, no mínimo, injusta.
    E as outras ditas "minorias", como índios, negros, moradores de rua, etc, etc, também não teriam o mesmo direito?...
    Por mais que se tente, não existe uma forma "justa" para ações como esta em grandes eventos como Carnaval, Fórmula 1, entre outros.
    Outro grande problema são os chamados "lugares especiais", ou seja, a pessoa é obrigada a ficar naquele local e pronto, sem opção de lugares melhores, mais baratos, etc.
    O conceito do desenho universal determina entre outras coisas que todos os locais devem ser acessíveis a quaisquer tipo de pessoa.
    Lugares do tipo especiais, exclusivos, separados são excludentes!
    No Sambódromo do Anhembi e no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, existem lugares para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas obesas em todos os setores, propiciando livre escolha, conforme determina a NBR 9050 da ABNT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro amigo e leitor atento
      Concordo e assino embaixo de seu protesto e indignação com a suposta disponibilidade de "lugares especiais", a abertura dos espaços públicos para pessoas com deficiência deveriam ser realizadas conforme o decreto 5296 e todas as leis, inclusive a CONVENÇÃO, que devem garantir a presença, acesso, participação e ACESSIBILIDADE de todas as pessoas... sem discriminação ou quaisquer formas de inclusão mascaradas (já que falamos de Carnaval)... continue alerta e lendo as entrelinhas de todas as notícias e matérias que forem postadas aqui... um abraçodoce e agradecido jorge márcio DEFNET

      Excluir