sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

AUTISMO - Inaugurado o Instituto Autismo em Manaus AM

Crianças e adolescentes com autismo ganham instituto especializado 
Pais e voluntários da entidade relataram que ainda enfrentam muitas dificuldades em encontrar tratamento adequado.
A sede do Instituto Autismo no Amazonas inaugurada nesta quarta-feira, tem capacidade para atender 40 crianças e adolescentes por semana.
(imagem - uma foto colorida com três crianças, sendo uma delas vestindo uma camiseta AZUL a cor que marca o Dia Mundial do Autismo, dentro de uma piscina de plástico amarelo, tendo uma mulher também com camiseta azul segurando o braço de uma delas)
Manaus - Com a capacidade para atender 40 crianças e adolescentes autistas por semana, o Instituto Autismo no Amazonas foi inaugurado nesta quarta-feira (30), em Manaus, e vai contar com uma equipe multidisciplinar formada de médicos, enfermeiros, psicopedagogos, dentistas e professores de educação física.
Não há números oficiais, mas a estimativa é que existam 20 mil autistas em todo o Amazonas. “Sabemos que 1% da população é autista e sabemos que os pais enfrentam muitas dificuldades para conseguir atendimento para seus filhos, principalmente nas escolas”, disse o presidente da entidade, Joaquim Melo.
A inauguração do instituto contou com a participação do governador em exercício José Melo, que reafirmou o compromisso do governo do Estado em ajudar as crianças especiais.
“Esta instituição é de utilidade pública. Esse tipo de trabalho é importante. Essas crianças precisam de um trabalho diferenciado e essa instituição já está com a documentação necessária para participar do Fundo de Promoção Social, que irá dar um apoio financeiro”, disse.
Para a vice-diretora do instituto Virgínia Barros, que tem um filho autista de 9 anos, ter um lugar para atender crianças autistas é muito importante para o desenvolvimento deles. “Os atendimentos voltados para crianças autistas são muito caros. E aqui, eles vão ter a oportunidade de fazer esses tratamentos com uma equipe preocupada em ajudá-los”, afirmou. 
Pais e voluntários da entidade relataram que ainda enfrentam muitas dificuldades em encontrar tratamento adequado para as crianças autistas no Amazonas. “Já temos mais de 300 famílias inscritas aqui no instituto. É um trabalho constante, incansável”, disse a pedagoga Daniele Farias, 31, que tem um filho de 4 anos com autismo.
A instituição está instalada na Rua Coronel Brito, 321, Conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona centro-oeste e conta com a participação de pais e voluntários para manutenção das despesas. 
O Instituto Autismo no Amazonas está precisando de ajuda para mobiliar a sede e também de itens para terapia das crianças e adolescentes autistas, além de material de limpeza. Mais informações pelos telefones  8116-7415 e 9164-2776.  
FONTE - http://www.d24am.com/noticias/saude/criancas-e-adolescentes-com-autismo-ganham-instituto-especializado/79349
LEIA TAMBÉM NO MEU BLOG INFOATIVO.DEFNET SOBRE AUTISMO: 

AUTISMO: O AMOR É AZUL? http://infoativodefnet.blogspot.com.br/2012/03/autismo-o-amor-e-azul.html

2 comentários:

  1. Ola amigos.quero parabenizar a iniciativa que é de grande valor..Sou Terapeuta ocupacional e tenho desenvolvido um trabalho bastante difeenciado com crianças autistas em Minas Gerais..ja estive em Manaus fazendo alguns programas de televisão falando sobre meu trabalho com roupas compressivas e abordagens modernas de integração sensorial.tenho uma clinica de reabilitação e realizo palestras e cursos.caso tenham interesse gostaria que entrassem em contato comigo...Maria Aparecida 031 85191459

    ResponderExcluir