sábado, 5 de janeiro de 2013

TECNOLOGIA ASSISTIVA - Cegos realizam exames com formatos digitais em Portugal


Exames de alunos cegos com formatos digitais

por Lusa, texto publicado por Paula Mourato
Exames de alunos cegos com formatos digitais
Fotografia - direitos reservados 
(imagem de um jovem cego, com um fone, auxiliado por professora no uso de um computador)
Os enunciados das provas finais e dos exames nacionais para alunos cegos e com baixa visão serão apresentados este ano num formato digital específico ou em documento com entrelinha 1,5, em formato PDF, anunciou o Ministério da Educação.
Estas duas soluções, a utilizar em alternativa, considerando o enquadramento específico das necessidades de cada aluno, constituem a resposta técnica que visa "contribuir para a melhoria das condições operacionais de realização de provas e de exames", anunciou o Ministério da Educação e Ciência (MEC).
Fica salvaguardada a possibilidade de este ano, com caráter transitório, os alunos que não reúnam condições para realizar as provas em formato DAISY (Digital Accessible Information System), poderem fazê-las transcritas em Braille.
Segundo o MEC, desde 2005 que são produzidos em Portugal manuais escolares e outros livros no sistema DAISY, um formato áudio-digital com funcionalidades acrescidas para pessoas cegas ou com baixa visão.
Estes livros caracterizam-se pela sincronização entre a informação áudio e a informação escrita que permite simultaneamente ler e ouvir ler, possibilitando manipular e ajustar a cada utilizador a velocidade de leitura áudio, o tamanho dos carateres e o contraste entre as cores do texto no ecrã.
De acordo com a descrição do MEC, é ainda possível localizar informação textual, colocar marcadores no texto e inserir comentários e notas pessoais, bem como "navegar ao longo dos documentos, por capítulo, subcapítulo e secções".
FONTE - Diário de Notícias - http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2975669&seccao=Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário