quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

INTERNET E CIBERBULLYNG - Help Line da SAFERNET oferece ajuda

Ciberbullyng e sexualidade na web lideram casos de atendimentos em canal de ajuda
Leyberson Pedrosa - Portal EBC


Um canal de ajuda online sobre o uso seguro da internet recebeu mais de 37 mil visitas e atendeu 824 pessoas no segundo semestre de 2012. Os dados são de um levantamento realizado pela organização social SaferNet Brasil, responsável pelo canal de orientação psicológica Helpline (canaldeajuda.org.br).

Entre os dados que mais chamam atenção no infográfico do canal (ver abaixo), quase um quinto dos atendidos (24,5%) pediram orientações sobre o ciberbullyng. O termo é utilizado quando crianças e adolescentes realizam algum tipo de violência contra outras na internet. “Cada vez mais cedo, as crianças tem vivido situações de intimidação, ofensa e outros conflitos nas redes sociais”, observa a coordenadora do canal, Juliana Cunha.

Outro tema que preocupa a equipe de psicólogos do Helpline é a presença da sexualidade desse grupo na web. Denominado como sexting, essas manifestações vão desde a troca de mensagens de conteúdo erótico até a publicação de fotos sensuais de seus corpos nus ou quase nus.

“A gente entende que essa geração tem uma outra percepção com a intimidade, inclusive creem que podem compartilhar imagens de partes íntimas. Nosso trabalho envolve construir habilidades para que eles possam se proteger na rede”, comenta a coordenadora. O canal possui uma área específica que detalha conceitos como cyberbullyng e sexting.
FONTE - http://www.ebc.com.br/tecnologia/2013/01/ciberbullyng-e-sexualidade-na-web-sao-os-principais-casos-de-atendimentos-em

Nenhum comentário:

Postar um comentário