quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

IN/EXCLUSÃO ESCOLAR - Mãe de autista tem dificuldades na matrícula em Fortaleza


Mãe de criança com autismo tem dificuldade para matricular filho em escola de Fortaleza


Para pais de crianças com necessidades especiais (TERMO A SER SUBSTITUÍDO POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, CONFORME O DECRETO 6949/2009 - informa o DEFNET), o período de matrículas escolares se torna um grande problema, pois muitas escolas ainda não estão preparadas para receber crianças portadoras de algum tipo de deficiência. Seja por falta de pessoal ou pelo próprio preconceito. Em Fortaleza, um caso relacionado ocorreu no bairro Joaquim Távora, na última sexta-feira (28), quando uma escola se recusou à matricular uma criança autista de seis anos, alegando falta de vagas.
A mãe da criança, Brigida Sullan, afirmou que procurou a escola em decorrência de uma promoção. "Falei por telefone com a senhora Ilnar , que me informou o valor de R$ 135 na promoção para o 1º ano do ensino fundamento. Fui prontamente fazer a matricula, pois a mesma me informou que tinha vaga disponível", ressaltou.
Josseffe ainda não está matriculado em nenhuma escola. "Ele me pergunta sobre o colégio e o porquê de não ter sido matriculado", lamenta a mãe. Foto: Arquivo Pessoal
Ainda de acordo com a mãe, a diretora da escola foi receptiva e mostrou toda a escola, as sala e o parque onde as crianças brincam. "Quando informei que meu filho é autista, ela simplesmente disse que não podia ficar com ele na escola, que não se responsabilizaria e a sala do 1º ano já estava completa, não havia mais vagas", lamenta.
A mãe ainda ressaltou a possibilidade de conseguir uma professora extra para ficar na sala com a criança, mas a diretora não mostrou interesse. "Pedi a ela uma ficha de matricula, mas ela se recusou a dar, pedi um cartão, um panfleto, qualquer coisa, ela disse que estava indo almoçar e não podia mais me atender", completou a mãe.
Escola
A proprietária e diretora da escola, dona Ilnar, de 72 anos, informou à Redação do Web do Diário do Nordeste que houve um equivoco na interpretação da mãe. A diretora ainda informou que a escola tem quatro crianças autistas matriculadas.
Ilnar afirmou que vai abrir uma nova turma em 2013 e vai oferecer vagas. “Aceitamos bem as crianças, mas para podermos oferecer vagas tem que ser uma turma pequena. A não ser que a gente abra uma nova turma. Se ela quiser pode vir à escola, pois vamos estar abertos para qualquer tipo de criança. Vamos abrir uma outra turma de 1º ano, em decorrência da grande procura”, explicou
A diretora confirmou que foi procurada pela mãe, e no momento, afirmou que havia vagas, mas quando Brigida informou que a criança seria autista, houve uma mudança, pois a turma com crianças autistas deve ter poucos alunos, segundo Ilnar. A proprietária ainda ressaltou que houve uma falta de diálogo por parte da mãe, que teria se exaltado.
Autismo
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. Uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo e de estabelecer relacionamentos. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD).
Mais recentemente, divulgou-se o termo Transtorno de Espectro Autista (TEA) para englobar a síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem outra Especificação. 
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam problemas no desenvolvimento da linguagem.
Página na Internet
Joseffe Yeshua, de seis anos de idade, já possui um diário publicado na Internet. A mãe de Yeshua, escreve sobre a vida do filho por meio da página do Facebook "Diário de um Autista  - Joseffe Yeshua ". 
Segundo a mãe da criança, o objetivo da página é relatar os acontecimentos da vida do garoto, pela sua própria perspectiva. Na postagem sobre o Réveillon, Yeshua comenta sobre os fogos e seu encanto pelas cores. "A cada bola colorida que via no céu, uma mistura de pavor pelo barulho e euforia pelo colorido", escreveu a mãe do menino. 
A página também traz relatos de problemas no dia a dia de Yeshua, com relação ao preconceito e despreparo das pessoas ao lidar com pessoas portadoras de necessidades especiais.
(imagem publicada - uma criança, Joseffe, junto a uma grade de janela - foto colorida da matéria)
FONTE - DIÁRIO DO NORDESTE - http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=351960&modulo=966

Nenhum comentário:

Postar um comentário