quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

ESCLEROSE MÚLTIPLA - Tratamento associado a exame oftalmológico


Investigadores dizem que exame ocular pode detectar esclerose múltipla



(Imagem - um olho humano fotografado com muita proximidade, sem autoria da foto na matéria)

Um simples exame aos olhos permite avaliar o avanço da esclerose múltipla, garantem peritos da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, avança a Rádio Renascença.

Os ensaios feitos com 164 doentes permitem detectar a evolução da doença através da retina, segundo os investigadores. Os especialistas afirmam que a espessura da retina é menor nos pacientes que têm a forma mais grave e mais precoce de esclerose múltipla.

O exame permite uma avaliação rápida e simples e também pode ser útil na detecção precoce da doença, de acordo com a equipa. Demora poucos minutos e deve ser feito por um cirurgião.

Segundo informação constante no portal da Associação Nacional de Esclerose Múltipla, esta é uma doença crónica e degenerativa que afecta "mais frequentemente o sistema nervoso central". É mais comum nas mulheres e tende a surgir "entre os 20 e os 40 anos", apesar de, cada vez mais, se manifestar "em idades mais precoces e mais tardias".

A esclerose múltipla "é uma doença auto-imune na qual o sistema imunitário do homem não tem capacidade de diferenciar as células do seu próprio corpo de células estranhas a ele, acabando por destruir os seus próprios tecidos".

FONTE-http://www.rcmpharma.com/actualidade/id/02-01-13/investigadores-dizem-que-exame-ocular-pode-detectar-esclerose-multipla


Nenhum comentário:

Postar um comentário