segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

CEGUEIRA - Pesquisa recupera visão de ratos cegos


Com injeção, cientistas recuperam visão de ratos cegos

A partir do teste com animais, a técnica pode evoluir para a cura da deficiência em humanos
Foto: Getty Images
A partir do teste com animais, a técnica pode evoluir para a cura da deficiência em humanos Foto: Getty Images
Um time de estudiosos de Oxford conseguiu recuperar a visão de ratos totalmente cegos, a partir de injeções de células sensíveis à luz. As informações são do site da BBC.
Embora resultados similares já tenham sido comprovados com ratos com cegueira noturna, especialistas afirmam que esta área vem avançando rapidamente. Eles alertam, contudo, que ainda existem dúvidas com relação à qualidade da visão restaurada.
Em humanos, pacientes com retinite pigmentosa perdem gradativamente as células sensíveis à luz presentes na retina e podem se tornar cegos.O time de pesquisa usou ratos com completa falta destas células, não aptos a diferenciarem a luz da escuridão. 
Reconstrução
Uma vez dentro do olho, as células injetadas desenvolvem blocos de retina. Duas semanas depois das injeções, a retina estava reformulada. “Recriamos toda a estrutura, o que basicamente é a primeira prova de que você pode pegar um rato completamente cego e reconstruir as células sensíveis à luz”, afirmou Robert MacLaren, um dos profissionais envolvidos no estudo.
Pete Coffee, professor do Institute of Ophthalmology na University College London, acredita que os resultados apontam para uma solução aos pacientes que perderam a visão. No entanto, acrescentou que são necessários mais testes para mostrar a qualidade da visão recuperada, a partir de testes cerebrais. Segundo ele, os testes de sensibilidade não são suficientes
FONTE - TERRA - http://saude.terra.com.br/com-injecao-cientistas-recuperam-visao-de-ratos-cegos,4c4246adf601c310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário