quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

CÃNCER DE PRÓSTATA - novo exame guiado por imagens


Novo exame de câncer da próstata evita biópsias desnecessárias

Redação do Diário da Saúde
Novo exame de câncer da próstata evita biópsias desnecessárias


A técnica permite reduzir as biópsias desnecessárias e eliminar tratamentos de cânceres da próstata não letais - vários cânceres dispensam até mesmo o tratamento.[Imagem: UCLA Health] (foto colorida de um homem deitado para o exame em um aparelho de ressonância magnética com um profissional de saúde ao seu lado)
Biópsia guiada por imagens
Cientistas da Universidade da Califórnia demonstraram que o câncer da próstata pode ser diagnosticado através de uma biópsia guiada por imagens.
Tradicionalmente identificada apenas pela chamada "biópsia cega", a doença agora poderá ser monitorada de forma mais precisa através de uma combinação de exame de ressonância magnética e ultra-som.
O estudo indica que a junção das duas técnicas permite a realização de biópsias muito mais precisas do que a técnica usada hoje, o que permite detectar os cânceres sérios mais precocemente.
Por outro lado, a técnica permite reduzir as biópsias desnecessárias e eliminar tratamentos de cânceres da próstata não letais - vários cânceres dispensam até mesmo o tratamento.
Biópsia cega
O estudo envolveu homens com níveis de PSA sistematicamente elevados e pacientes sendo monitorados pela presença de cânceres da próstata de crescimento lento.
A nova biópsia é realizada em 20 minutos, com o paciente sob anestesia local.
Apesar de estar sendo alvo de críticas crescentes, o exame de PSA é o principal balizador para a realização das biópsias para câncer de próstata - ainda que 75% delas deem resultado negativo.
"É difícil de fazer imagens do câncer da próstata em seus estágios iniciais por causa do pequeno contraste entre os tecidos normais e os malignos no interior da próstata," explica o Dr. Leonard Marks, um dos criadores da nova técnica.
É por isso que a coleta de tecido para análise é chamada de biópsia cega, porque os médicos não estão vendo o que estão coletando.
Combinação de exames
"Agora, com este novo método que mescla ressonância magnética com ultra-som, nós podemos ver o câncer e capturar o tecido correto de maneira muito mais precisa e racional," completou o médico.
Os pesquisadores criaram um aparelho que funde as imagens de ressonância magnética com um exame de ultra-som 3D em tempo real, permitindo ver qualquer lesão com grande precisão.
Desta forma, o médico pode dirigir a coleta do tecido para análise ou simplesmente descartar a necessidade da biópsia por falta de indício de tecidos malignos.
FONTE - Diário da Saúde - http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=novo-exame-cancer-prostata-evita-biopsias-desnecessarias&id=8446

2 comentários:

  1. Como é bom viver em uma época onde há tanto conhecimento e tecnologia ao nosso favor!! existe também o auto-exame com o massageador de prostata aneros! assim fica facil =D

    ResponderExcluir
  2. Faz-se este exame de ressonância/ultra som pelo SUS!! Se faz onde está disponível este serviço???
    Grato

    ResponderExcluir