domingo, 6 de janeiro de 2013

ARTE¨&DEFICIÊNCIAS - Centro Cultural realiza inclusão de surdos no RJ


Ações levam inclusão para surdos em Mesquita

Centro Cultural oferece espetáculos teatrais com interpretação em Libras, curso de Libras para professores e aulas de teatro para surdos

Rio -   Centro Cultural Oscar Romero, em Mesquita, na Baixada Fluminense, está promovendo uma série de atividades que visam à inclusão de surdos em projetos culturais na região. Através dos patrocínios da Casa da Moeda e da Brazil Foundation, os projetos Inclusão pela Libras II (Língua Brasileira de Sinais) e Inclusão pela Arte, oferecem espetáculos teatrais com interpretação em Libras, curso de Libras para professores da rede pública e aulas de teatro para surdos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação (IMAGEM duas pessoas surdas sentadas são filmadas e fotografadas por dois homens em pé em um praça de Mesquita)
O projeto conta ainda com a produção de três curtas-metragens com a participação de surdos e ouvintes, e a encenação de uma esquete nas escolas de Mesquita sobre inclusão. As atividades são gratuitas e estão com vagas abertas.
Uma das ações de destaque do projeto são os espetáculos teatrais com interpretação simultânea em Libras. Composto por atores da Baixada, a abertura será às 19h de 3 de fevereiro. Ao todo, serão apresentados oito espetáculos, um por mês, sempre às sextas-feiras, às 15h, com distribuição de senhas meia hora antes. O objetivo é oferecer acesso à cultura aos surdos.
O curso de Libras é voltado para professores da rede pública de Mesquita e tem como objetivo capacitar 20% dos educadores do município. São 30 vagas por turma, 240 no total, e as aulas começam em fevereiro. O curso tem duração de quatro meses e os alunos recebem todo o material didático. Para se inscrever é preciso levar identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3x4. As novas turmas começam em fevereiro e junho de 2013.
Já o curso de teatro para surdos é novidade. São 15 vagas e as aulas da primeira turma começam em março. Para participar, é preciso ter no mínimo 13 anos e levar identidade, CPF e foto. As aulas são aos sábados, das 14h às 17h. No fim do curso, será produzido um espetáculo com todos os alunos. Todas essas atividades são oferecidas na sede do Centro Cultural Oscar Romero, que fica na Rua Elpídio, nº 530, no Centro de Mesquita.
Filme produzido por surdos e ouvintes
O Centro Cultural Oscar Romero iniciou em outubro do ano passado o projeto Bom de Ver, que consiste na gravação de um DVD com três curtas-metragens. O elenco é formado por 4 atores ouvintes que interpretam jovens surdos. A produção conta com a participação de 4 surdos.
Os filmes abordam questões comportamentais, de relacionamentos familiares e sobre o preconceito. O objetivo é criar identificação entre os surdos com os personagens dos filmes, além de elevar a autoestima do público com deficiência. As produções também servirão como meios de alcançar o público ouvinte, de forma que conheçam um pouco do universo silencioso dos surdos.
As gravações estão sendo realizadas em Mesquita e as produções serão concluídas no dia 6 de abril. Os curtas serão exibidos no Centro Cultural Oscar Romero. Ao todo, 200 cópias serão distribuídas em escolas e espaços culturais.
Através de intervenção artística, três atores abordam a temática da diferença e do preconceito, utilizando a linguagem da pantomima, que consiste em cena teatral sem fala. A finalidade é sensibilizar o público e trazer à tona a questão do surdo e sua relação com os ouvintes.A Caravana da Inclusão já percorreu desde de outubro, três escolas. 
FONTE - O DIA - http://odia.ig.com.br/portal/rio/o-dia-no-estado/a%C3%A7%C3%B5es-levam-inclus%C3%A3o-para-surdos-em-mesquita-1.532156

Nenhum comentário:

Postar um comentário