Rio -  Uma vacina terapêutica promete controlar o HIV em pessoas já contaminadas com o vírus, que causa a Aids. O estudo, coordenado pela Universidade de Barcelona, na Espanha, utilizou os vírus presentes no organismo dos próprios pacientes para ‘adestrar’ as células do sistema de defesa deles.
Teste permite detecção rápida da doença | Foto: Divulgação
Foto: Divulgação (uma mão com uma gota de sangue sendo retirada por uma seringa através de outra mão com uma luva esterilizada)
A pesquisa foi feita com 36 voluntários na Espanha, na França e nos EUA. Primeiro, os cientistas retiraram a substância do corpo de cada paciente. Depois, cada um recebeu de volta as células, processadas, na corrente sanguínea. O resultado foi surpreendente: mesmo tendo parado de tomar o coquetel de drogas antirretrovirais (única defesa de quem já foi infectado), a maioria dos soropositivos ficou com níveis bem baixos de HIV no sangue.
No entanto, a descoberta teve um problema: o controle do vírus foi temporário. A “vacina de células” aplicada pelos cientistas perdeu força depois de 24 semanas. Os médicos afirmaram que vão precisar de “mais refinamento do método antes que testes maiores aconteçam”, em busca de um remédio permanente. Os pesquisadores reiteram que o resultado ainda está longe de ser uma cura.
FONTE - O DIA - http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/vacina-atenua-efeitos-da-aids-1.531921